26 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Centrão: Flávio Rocha recebe candidato a presidente da Câmara de Bolsonaro

Do Valor 

Apontado como o nome do presidente Jair Bolsonaro para comandar a Câmara dos Deputados a partir de 2021, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) percorreu São Paulo, na quinta-feira, com uma agenda de candidato para tentar garantir apoio entre o empresariado paulista.

Lira foi o convidado principal para jantar na casa do empresário Flávio Rocha, dono da varejista Riachuelo, onde se encontrou com representantes do comércio, agronegócio e da indústria para debater cenários político e econômico.

Antes do jantar, Lira havia estado no BTG Pactual, na Faria Lima.

O encontro na casa de Rocha durou um pouco mais de três horas. Regado a vinho francês pinot noir Gevrey-Chambertin (safra 2012), da região da Borgonha – a garrafa desta safra é avaliada em quase R$ 1 mil -, Lira expôs suas ideias a cerca de 15 empresários.

REFORMAS AINDA ESTE ANO 

Entre as entradinhas com salmão com gergelim e risoto com vitela, Lira foi cobrado foi cobrado por um posicionamento sobre as reformas administrativa e tributária, mas deu apenas a garantia de que o governo irá votar a PEC emergencial até o fim do ano.

O jantar reuniu nomes como Rubens Ometto Silveira Mello (Cosan), Ricardo Steinbruch (Vicunha), Alberto Saraiva (Habib’s), Sérgio Zimerman (Petz), Cláudio Lottenberg (Hospital Albert Einstein) e João Carlos Camargo (Grupo Camargo de Comunicação).

Alexandre Baldy, atual secretário de Transportes Metropolitanos do governo de João Doria (PSDB),  se juntou ao grupo no fim da noite, quando poucos convidados ainda permaneciam e conversavam descontraidamente na adega de Flávio Rocha.

Principal nome do Centrão para presidir a Câmara com o apoio do governo Bolsonaro, a candidatura de Lira deve ser anunciada no início de dezembro. Ele poderá ter como rivais na disputa os deputados federais Baleia Rossi (MDB-SP), Luciano Bivar (PSL-PE) e Marcos Pereira (Republicanos-SP).

MAIA CANDIDATO? 

A dúvida entre os presentes era se o atual presidente da Câmara  Rodrigo Maia (DEM-RJ), estaria ou não buscando um novo mandato. O deputado alagoano tem reforçado que o papel do Centrão será dar maior previsibilidade para colocar as agendas de reformas na pauta.

Durante o encontro, o empresariado não poupou críticas a Rodrigo Maia. A frustração ocorre porque eles atribuem a Maia a falta de compromisso com a votação de reformas liberais importantes neste ano.

Segundo os empresários, Maia teria maior preocupação com uma tentativa de recondução ao cargo – movimento cujo desfecho ainda não está claro para eles.

Cuidadoso na escolha das palavras, o deputado do Centrão avaliou ali que Rodrigo Maia correria o risco de perder a reputação que conquistou à frente da liderança da Câmara se insistir em uma nova reeleição. Lira deixou claro que é preciso passar o bastão.

AGENDA LIBERAL CONTINUA? 

Flávio Rocha e João Camargo perguntaram para Lira se o governo Bolsonaro vai manter sua agenda liberal, lembrando que foi uma promessa de campanha do presidente. Entre os presentes, também havia receio de guinada da agenda de Bolsonaro, mais preocupado com as eleições de 2022.

Eles também lembraram que o presidente tinha dito durante a campanha que não iria se aliar com o Centrão.

Lira falou que é impossível governar sem fazer alianças. Em seu balanço sobre as eleições municipais do primeiro turno, ele disse que os resultados mostraram que a política tradicional venceu e isso poderá reforçar o compromisso dos partidos a

O parlamentar ressaltou, contudo, que a agenda política e econômica ficará mais clara após os resultados gerais do segundo turno das eleições, marcado para o dia 29.

E A COVID? 

Mas nem tudo na noite foi política. A pandemia virou assunto da roda no fim do jantar, já com poucos convidados. Lira, que teve covid, chegou de máscara. Mas, durante o encontro, os convidados não seguiram até o fim os protocolos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No fim do jantar, todos estavam conversando próximos uns aos outros.

 

One thought on “Centrão: Flávio Rocha recebe candidato a presidente da Câmara de Bolsonaro

  • Guilherme

    A Sra. pode explicar essa sua manchete?: Flávio Rocha recebe candidato a presidente da Câmara de Bolsonaro.
    O Presidente Jair Bolsonaro tem Câmara?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *