26 de abril de 2024
Pesquisa

Datafolha: Maioria vê Lula como culpado e expectativa de corrupção no Governo Bolsonaro dispara

elesnão

Tem novos números da pesquisa DataFolha publicado e com ela a certeza que o brasileiro não está satisfeito com o que tem posto, faltando mais de uma ano para as eleições presidenciais.

O sentimento é claro; nem Lula e nem Bolsonaro. Até o ex-juiz todo poderoso Sergio Moro foi atingido pelo descontentamento do brasileiro por sua atuação na Operação Lava Jato.

Hoje, a maioria vê Lula culpado e acha que o ministro Edson Fachin agiu mal ao anular suas condenações. A sentença foi justa para 57%, e 51% criticam ministro por decisão; 51% não querem o petista candidato.

O ex-juiz Sergio Moro também teve aprovação  despencando e rejeição subindo.

Para 45% dos brasileiros a  condução do ex-juiz na operação é boa ou ótima; em 2016, índice chegou a 65%.

Já a rejeição ao trabalho do ex-juiz e ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro dobrou. Ela variou entre 11% e 13% em 2016, e agora está em 27%. Quem o avalia como regular soma 25%, ante entre 15% e 16% há cinco anos.

O Governo Bolsonaro foi avaliado paralelamente na pergunta sobre  “Expectativa de mais corrupção”, que subiu a 67% e bateu recorde absoluto desde 2019.

A piora se dá  após aliança de presidente com Centrão, revelações sobre ‘rachadinhas’ e a compra da mansão do filho do presidente, o senador  Flávio Bolsonaro.

DO TL

Enquanto  as pesquisas mostram claramente um teto para os extremos,  que não ultrapassa 50% do eleitorado brasileiro, não surge um nome de centro ou mesmo da esquerda que represente esse sentimento de … “nenhum, nem outro”.

O que ainda não se pode apostar é qual o “menos ruim” que poderia levara melhor  num novo embate polarizado num segundo turno entre Bolsonaro e Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *