26 de abril de 2024
História

De Macaiba a Paris a trajetória de um herói

Foto 64

Hoje completa 112 anos que um norte-rio-grandense tornou-se herói da aviação, em Paris (foto do voo do “Pax”). Augusto Severo, integrante da primeira grande oligarquia política do RN, Jornalista, professor e político, era também um entusiasta da aeronáutica e foi um dos pioneiros no estudo da dirigibilidade dos balões.

Augusto Severo de Albuquerque Maranhão nasceu em Macaíba RN, em 11 de janeiro de 1864. Ingressou na Escola Politécnica do Rio de Janeiro mas, por motivos de saúde, abandonou o curso no segundo ano. Voltou à terra natal e passou a lecionar matemática e a colaborar no jornal A República. Bateu-se pela abolição e pela república, sempre ao lado do irmão, Pedro Velho. Foi eleito deputado estadual e, em 1893, deputado federal.

Interessado pelos problemas da navegação aérea, Augusto Severo construiu, com o apoio do presidente Floriano Peixoto, o aeróstato Bartolomeu de Gusmão, que subiu aos ares na cidade do Rio de Janeiro em 14 de fevereiro de 1894.

Transferiu-se então para Paris, onde construiu o balão dirigível Pax. No Pax, Severo supunha ter resolvido o problema da dirigibilidade, que empolgava os técnicos da época. No teste do veículo, há 118 anos, porém, em 12 de maio de 1902, após 15 minutos de vôo, o Pax explodiu a 400m de altura sobre a avenida do Maine, em Paris. Severo e seu mecânico, Georges Sachet, morreram no acidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *