26 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Donos da Avianca são presos em Operação que envolve desvios da Transpetro

Por Lauro Jardim no Globo

Esses últimos 35 dias foram com certeza os piores da vida dos irmãos German Efromovich (foto) e Jose Efromovich, nascidos na Bolívia e naturalizados brasileiros.

Em 14 de julho, a 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo decretou a falência da Ocean Air/Avianca, que estava em recuperação judicial desde 2018 e é dona de dívidas de R$ 2,7 bilhões.

Hoje, os irmãos foram presos na 72ª fase da Lava-Jato: donos do estaleiro Eisa, no Rio de Janeiro, são acusados de participarem dos esquemas da Transpetro da era petista, comandada à época pelo notório Sérgio Machado.

Os problemas dos Efromovich estão em terra (a prisão de hoje), mar (o estaleiro) e ar (Avianca).

A escalada empresarial de German começou em 1995, na Petrobras, comandada à época por Joel Rennó. German era dono de uma pequena empresa de serviços de manutenção submarina para plataformas, a Marítima — e surpreendeu o mercado quando começou a ganhar quase todas as concorrências da Petrobras para a construção de plataformas de exploração de petróleo.

Na ocasião, deixou para trás concorrentes gigantes, como a mais do que notória Odebrecht (tão grande quanto especialista em ganhar concorrências na área governamental), e amealhou em pouco tempo contratos de US$ 2 bilhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *