26 de abril de 2024
Coronavírus

“Estamos à beira do colapso”, diz secretário Cipriano Maia a Estado de São Paulo

Com número de casos regular se comparados com outros Estados de mesmo porte e número de óbitos compatível pelo números de contágio e população, o Rio Grande do Norte vem se destacando na imprensa nacional por sua incapacidade de atender a demanda no combate ao Coronavirus.

É um dado incontestável; mais de 100 pessoas esperam em fila por um leito de UTI. E isso assusta lá e deveria também gerar ações mais efetivas, cá.

Depois de quatro noites seguidas de Jornal Nacional na Globo, o Estado de São Paulo hoje traz matéria com o Secretário Cipriano Maia, que disse mais do mesmo; “estamos à beira de um colapso”.

Diz como quem vê a desgraça passar, sem ter muito o que fazer para evitar. É o mesmo sentimento de quem observa a Governadora Fátima Bezerra gerir a crise, isolada em sua casa, com um gabinete improvisado, infelizmente, no conteúdo e na forma.

Uma sucessão de gambiarras que começa a aparecer na ponta.

Maia declarou :

“Estamos numa situação extremamente crítica. Não diria ainda colapso, porque os pacientes estão conseguindo ser atendidos em algum serviço. Mas podemos dizer que estamos, realmente, à beira do colapso se não tivermos a taxa de transmissão, se continuarmos com a expansão do contágio e, consequentemente, o aumento do número de pacientes graves que irão demandar mais leitos”. 

Ao Estadão , Maia disse ainda que serão abertos mais 50 leitos em Hospitais públicos de Natal e em Macaíba. Quando, não disse. A previsão da semana passada era semana, mas que poderá ser na próxima também .

Na matéria, também declaração de Hospitais privados O diretor do Hospital Rio Grande, Luis Roberto Fonseca falou na lotação dos leitos de UTI e na dificuldade de ampliação. Seja por equipamentos ou por contratação de pessoal especializado.

2 thoughts on ““Estamos à beira do colapso”, diz secretário Cipriano Maia a Estado de São Paulo

  • observanatal

    Cipriano Maia descobriu isso sozinho?

    Resposta
  • PedroArtur

    Incompetente, o secretario de saude e a sua Governadora, Eh preciso falar mais alguma coisa.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *