26 de abril de 2024
Educação

Ex-secretária explica porque FUNDEB não é desculpa para não pagar piso a professor

unnamed-2

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação estão convictos sobre o indicativo de greve na próxima quarta-feira.

Não aceitaram a desculpa que o FUNDEB não basta para não se ter o pagamento nos próximos meses.

Na luta, eles ganham reforço de uma companheira que hoje está em sala de aula, mas até 2018 era a Secretária de Educação do Governo Robinson Faria.

Cláudia Santa Rosa escreveu artigo sobre o tema e justifica o porquê do FUNDEB não ser causa, nem efeito do imbroglio que se vive agora.

Confiram:

Mas por que, na prática, o Fundeb não tem sido suficiente para prover a educação do RN?

Primeiro porque não basta contar somente com o Fundeb. Sozinho esse importante Fundo não faz frente a todas as necessidades, tanto é que a constituição estabelece que estados e municípios apliquem, na Educação, o mínimo de 25% de sua receita resultante de impostos e transferências.

Além do Fundeb e dos 25%, ainda há os recursos do Salário-Educação e dos convênios federais. 

Segundo, no RN o Fundeb torna-se insuficiente porque há uma flagrante desarrumação da rede de escolas, tema que já abordei em outras postagens. Há escolas, professores, gestores, terceirizados… demais para estudantes de menos.

Com estudantes de menos o Fundeb não é demais, não sobra, não suporta pagar a conta e, sendo assim, faltam recursos para garantir a valorização dos profissionais na dimensão merecida e que é desejada por todos. O estado precisa garantir os recursos não somente para o reajuste anual do piso salarial do magistério, que envolve os aposentados e pensionistas, mas também para as progressões na carreira daqueles que estão em atividades

2 thoughts on “Ex-secretária explica porque FUNDEB não é desculpa para não pagar piso a professor

  • Brazuna

    Isso mesmo! Quem não se dá o respeito não será respeitado!! Parabéns aos professores!! Da nojo desses políticos que ficam brincando com nosso dinheiro!!

    Resposta
  • Postagem circulando nos grupos da educação. ????????
    Estou na coordenação pedagógica da Escola que tem projeto inspirado em minha tese de doutorado. Quando necessário também vou pra sala de aula.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *