26 de abril de 2024
Meio Ambiente

Governo do RN e MDR se unem para monitorar falésias da Pipa

unnamed

Final de semana de observação em áreas de difícil acesso do Litoral Sul do Rio Grande do Norte.

Uma operação conjunta entre Governo do RN e Ministério do Desenvolvimento, incluindo o helicóptero Potiguar 1, que sobrevoará as áreas de falésias utilizando o equipamento LaserScan e drones.

O escaneamento será utilizado para identificar as áreas monitoradas pelo projeto “Diagnóstico de risco de desmoronamento das falésias Pipa e Barra de Tabatinga – RN”, coordenado pela UFRN.

Desde novembro de 2020, quando aconteceu o acidente fatal na praia da Pipa, por conta do deslizamento de uma falésia que atingiu um casal e uma criança, o Governo tem se dedicado ao estudo e monitoramento das falésias.

PROJETO FALÉSIAS

O Diagnóstico é uma forma de buscar resposta ao acidente que ocorreu em Pipa no ano de 2020. Os trabalhos iniciaram em março de 2021 e vão ser finalizados em março de 2022.

“Estamos realizando um diagnóstico em que identificaremos as áreas com maiores riscos e apontaremos as soluções para a redução de riscos para a população, sobretudo na Pipa e na Barra de Tabatinga.

Todos os meses, estamos em campo coletando dados sobre parâmetros de ondas, escaneamento utilizando laser, imageamento do solo usando escâner de geofísica”, acrescentou o prof Rodrigo Amorim.

Além do estudo propriamente dito que está sendo desenvolvido, os órgãos ambientais – estaduais e municipais – têm feito uma ação permanente de vigilância e educação ambiental no entorno das áreas de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *