26 de abril de 2024
Jornalismo

Jornalismo resiste:”Estamos esgrimindo com loucos”, diz Bonner no Jornal Nacional

16056591525fb46a1058ec7_1605659152_3x2_lg

Desde a campanha de 2018 que a mídia profissional do Brasil passa por um momento delicado. Ela virou alvo de um movimento que prefere descredenciar informações apuradas e analisadas por profissionais em detrimento de fake news repetidos à exaustão por redes sociais.

A expressão “Globo-lixo” é uma prova disso. Não é dita apenas por militantes fanáticos e ignorantes. A mais premiada, reconhecida e respeitada emissora do país se transformou em inimiga do Bolsonarismo. É método de guerrilha.

Na pandemia, o que era ruim ficou ainda pior. A desinformação passou a ter consequências graves; a vida de milhares de pessoas.

Se contrapor à ciência e a verdade incontestável dos fatos desaguou em dias críticos como o visto ontem em Manaus.

Não é normal, não é rotineiro, não é criação da “Globo-lixo”, nem de adversários políticos imaginários. É a verdade nua e crua tentando respirar. Sem oxigênio.

Ontem também um desabafo do  jornalista William Bonner no Jornal nacional:

“Queria lembrar que se nós fazemos isso é por um dever profissional, nós e todos os jornalistas do planeta Terra. Nós estamos ‘esgrimando’ com loucos, com irresponsáveis que entram no WhatsApp e espalham as mentiras mais absurdas, crendices.

Tem gente que faz isso investido de cargo público e sistematicamente.

Nós não vamos desistir, estamos aqui para defender a sociedade”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *