26 de abril de 2024
Cidades

Pandemia suspende centenária feira de Nova Cruz

th (3)

Pela primeira vez, em mais de cem anos, a tradicional feira livre de Nova Cruz, uma das maiores do Estado,deixa de se realizar na segunda-feira.

Por conta da pandemia, a tradicional feira que reúne comerciantes de mais de mais de cem municípios dos Estados do RN, Paraiba e Pernambuco vai deixar de realizar, por proibição da Prefeitura.

HISTORIA DA CIDADE

Era início do século XVI quando surgiu um núcleo populacional às margens do rio Curimataú, resultado da instalação de uma hospedaria pertencente aos primeiros moradores que ali chegaram. Essa hospedaria destinava-se ao descanso dos boiadeiros, vindos da Paraíba e de Pernambuco, quando passavam pela região com seus rebanhos. E surgiu uma feira, nos dias de segunda-feira, que foi crescendo a medida que o arruado aumentava.

No início o povoado foi chamado de Urtigal, devido à quantidade de urtigas existentes no local, segundo historiadores. Logo depois seu nome foi mudado para Anta Esfolada, em virtude de alguns fatos sobrenaturais que teriam ocorridos na localidade. Um animal que aterrorizava a população.

Foi quando o missionário Frei Serafim de Catãnjia, mandou erguer um cruzeiro na entrada do povoado e lhe deu o nome de Nova Cruz.

Nova Cruz fica distante 98 quilômetros de Natal e é o 12º maior município do RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *