26 de abril de 2024
ComportamentoComunicaçãoRedes Sociais

Positividade Tóxica, conhece?

No Programa de hoje Ana Maria Braga abordou um tema ótimo, muito pertinente dos dias atuais: a positividade tóxica.

Conhece?

Pois é só o que existe nas redes e mídias sociais.

Não sei falar como especialista, nem como psicólogo comportamental, ou psiquiatra, nem vou saber expressar fielmente a reportagem, mas consiste em vender diariamente uma vida perfeita, cheia de felicidades, alegrias, conquistas e o que Você imaginar de bom.

Os especialista dizem que isso é um perigo, que pode fazer muito mal. Por que? Porque quem vende isso, na maioria das vezes, se torna escravo dessa situação irreal, e sofre pela busca desse ideal “cenário falso”, afinal não existe vida perfeita nem só momentos bons-e-positivos.

O pior é ver tanta esnobação de “falsa positividade” e “falsa realidade” nas redes da vida. Gente que todos os dias vende felicidade exagerada, sorrisos e mar de rosas. Todos os dias não dá… tudo em exagero faz mal.

Não sou a favor de ficar fazendo drama e vendendo correlatos em redes sociais, mas também não sou a favor de vida perfeita, porque não existe, soa falso. Acho normal colocarmos só os bons momentos, os que realmente vivemos, e nos reservarmos com discrição em momentos que pedem. Entretanto, sou a favor da coerência e da real life, pois quem está vendo “sente”, “percebe” e “capta” a real verdade.

Viva a positividade, mas que não sejamos reféns, e acima de tudo, que sejamos positivos de verdade, quando dá pra ser… quando não dá, ok, vamos enfrentar com discrição, afinal faz parte do aprendizado humano.

61f0aca0-3f72-4828-a690-518eef065239

439c364a-5d6e-404e-8f51-e248465fcb42

8 thoughts on “Positividade Tóxica, conhece?

  • Acho que tudo na dosagem certa, bebeto! É bacana ver as pessoas felizes, de bem com a vida, mas tem gente que exagera nos posts e publicidade de tudo que faz o sente!

    Resposta
    • Concordo Ary!!
      O bom senso deve prevalecer, daí se acha a dosagem certa.
      Obrigado,
      Bebeto Torres

      Resposta
  • Alfredo Félix Rodríguez

    Eu jamais ostentei nada nas redes sociais quando possuia conta nessa rede social,as poucas fotos que possuia eram de um álbum de fotos de infancia,o máximo de seguidores que consegui foi a marca de 90 seguidores,porém,boa parte eram de contas de empresas comerciales e de servicios.

    Resposta
    • Entendo Alfredo.
      O pior é que quem ostenta, tem seguidores. O povo gosto do moído, muitas das vezes pra depois falar e criticar.
      Obrigado,
      Bebeto Torres

      Resposta
  • observanatal

    Bebeto, há quem seja escravo dessa positividade tóxica. Há quem queira vender para os outros uma felicidade que não tem ou não sente, apenas deixando de lado a “leveza” quando precisa postar alguma coisa, que passe pelo financeiro, e não tem mais como dizer que é tão feliz.

    Não somos feitos de dias perfeitos, de situações perfeitas, muito menos de alegria sem fim. Se assim for, melhor conversar com algum psiquiatra.

    É ótimo procurar o melhor na vida, mas é necessário viver a vida real.

    Resposta
    • Concordo plenamente com suas palavras Observanatal.
      Pensamos da mesma forma.
      Abraço,
      Bebeto

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *