26 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Projeto para compra de vacinas por empresas fica na gaveta do presidente do Senado

210126-FuraFilas

Por Mônica Bergamo na Folha 

O projeto que libera a compra de vacinas por empresas privadas sem que uma parte delas seja doada ao SUS, aprovado pela Câmara dos Deputados, deve permanecer na gaveta no Senado ainda por um bom tempo —e talvez nunca seja aprovado.

Na quinta (22), os líderes dos partidos no Senado devem discutir os próximos projetos a serem debatidos no plenário. E a proposta já aprovada pelos deputados, conhecida como “fura-fila das vacinas”, deve novamente ficar fora da pauta.

GAVETA 2

A proposta dos deputados gerou polêmica. Além de eliminar a obrigação de doação de parte dos imunizantes ao sistema público, ele prevê que as empresas vacinem até mesmo familiares de seus funcionários —enquanto o restante da população seguiria enfrentando a escassez de doses no país.

COMO ASSIM?

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), há mais dúvidas do que certezas em relação ao assunto. Uma delas: há ofertas de vacinas no mundo para a iniciativa privada?

NADA AINDA

Se sim, por que nenhuma empresa comprou nada até agora? A segunda dúvida: se houver disponibilidade de vacinas no mundo, as empesas pagariam um preço maior para poder adquiri-las antes do sistema público? Isso não comprometeria a lógica do Programa Nacional de Imunização (PNI)?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *