26 de abril de 2024
CoronavírusSaudávelSaúde

Que tal a saúde como estratégia de saída da COVID?

D4D80B0D-CDF4-4C23-BBE1-550F121A2E63

Frank Edelblut, para o LaCross Tribune, Wisconsin, Estados Unidos *


A pesquisa, a tecnologia e os avanços americanos na área da saúde são exemplos surpreendentes de brilho, inovação e capacidade.

A velocidade com que os especialistas em saúde lançaram vacinas para COVID-19 é um exemplo que será estudado e admirado nas próximas décadas.  O mundo tem uma dívida com esses cientistas que não pode ser paga.

Também é um fato bem conhecido que nosso sistema de saúde é mais orientado para responder aos sintomas, doenças e cuidados com as doenças do que construir saúde e bem-estar.

Esse foco fica evidente quando consideramos a estratégia de vacinas recentemente anunciada pelo presidente Joe Biden.

Não é uma declaração antivacinação dizer que vacinar americanos não os tornará saudáveis.

Um estudo de julho de 2021 publicado pelo CDC, “Condições médicas subjacentes e doença grave entre 540.667 adultos hospitalizados com COVID-19, março de 2020 – março de 2021” fornece uma visão sobre a importância da saúde e do bem-estar como uma estratégia preventiva do COVID-19.

Este estudo analisou as condições de saúde associadas à doença grave.

A doença COVID-19 grave foi definida por três fatores de cuidado: pacientes internados em terapia intensiva, pacientes que necessitaram de ventilação mecânica invasiva e pacientes que morreram.  O estudo mostrou que 94,9 por cento dos indivíduos com COVID-19 grave também tinham pelo menos uma condição médica subjacente: hipertensão (50,4%), colesterol alto (49,4 %) e obesidade (33 por cento).

O que é comum entre muitos desses problemas de saúde é a influência significativa que as escolhas de estilo de vida têm em controlá-los.

Isso é particularmente verdadeiro para as três principais causas de COVID-19 grave.

Claro, fatores hereditários desempenham um papel nessas condições para algumas pessoas, mas para muitos, essas condições de saúde podem ser controladas com escolhas de estilo de vida.

A Clínica Mayo lista 10 maneiras de controlar pressão alta, que incluem opções de estilo de vida, como exercícios, alimentação saudável e manutenção de um peso adequado.

O National Institutes of Health declara: “A modificação do estilo de vida desempenha um papel significativo no tratamento de distúrbios do metabolismo lipídico como, o colesterol alto.”

A lição que podemos tirar disso é que a saúde e o bem-estar devem ser uma estratégia fundamental para evitar os efeitos graves do COVID-19.

Este conceito é ainda mais enfatizado quando os dados são avaliados mais profundamente.

Considerando as condições de saúde associadas às mortes por COVID-19, encontramos algumas semelhanças e um destaque surpreendente.

A obesidade é a principal condição de saúde que contribui para a morte, com uma chance 30% maior de morte, e o diabetes com complicações, com uma chance 26% maior de morte.

Como os outros, as escolhas de estilo de vida podem ter uma influência significativa no controle dessas condições de saúde.  Novamente, isso enfatiza a importância de manter, como fator preventivo, um estilo de vida saudável.

Surpreendentemente, os transtornos relacionados à ansiedade e ao medo aumentaram a chance de morte por COVID-19 em 28%.

Essa é a segunda maior condição de saúde que acompanha a morte por COVID-19.

O estudo considera que podem haver múltiplos fatores que contribuem para isso, como a ansiedade que impede alguém de procurar tratamento médico para o COVID-19.

O risco elevado de morte para pessoas com transtornos relacionados à ansiedade e ao medo pode ser importante para os legisladores e também para a mídia.

Por mais de 18 meses, grande parte da cobertura da mídia enfatizou os riscos, perigos e resultados trágicos da pandemia, possivelmente aumentando os níveis de ansiedade.  Pouca cobertura, se houve, enfocou a eficácia de fazer escolhas saudáveis como uma estratégia de saúde COVID-19.

Este estudo fornece resultados convincentes que apóiam a importância de um foco nas escolhas de estilo de vida para resultados saudáveis.

Se alguma vez você precisou de um motivo para se comprometer a ficar saudável, uma pandemia global poderia ser a solução.


*  
Frank Edelbult é Comissário do Depatamento de Educação de New Hampshire desde 2017

87C218A3-4A3D-4623-BB76-3E62A222A83A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *