26 de abril de 2024
Coronavírus

Quem já teve Covid-19 tem chance 84% chance menor de se reinfectar

capa-idosos-coronavirus-covid-pesquisa-fgv

A boa notícia está no Estadão deste sábado e esclarece dúvida que muito vem acompanhando a comunidade científica deste o início da pandemia: até quanto a contaminação age como imunizante do paciente?

Mais ou menos do que a vacina? IGUAL.

Em janeiro de 2021 quase 30% da população da cidade de São Paulo já havia sido infectada pelo vírus Sars-CoV-2 (www.monitoramentocovid19.org).

Na coleta que se inicia semana que vem teremos este número atualizado. Não é difícil de imaginar que ele pode estar se aproximando dos 45%.

Isto é importante pois, agora, um estudo feito na Inglaterra demonstrou que pessoas já infectadas pelo vírus estão protegidas de uma nova infecção.

Essas pessoas têm um risco 84% menor de serem infectadas novamente quando comparadas com pessoas que não foram infectadas. Esse nível de proteção é equivalente ao obtido com o uso das vacinas.

Em março de 2020, quando planejamos o estudo, ainda não existiam vacinas e acreditávamos que monitorando o número de infectados ao longo do tempo teríamos uma ideia do número de pessoas já resistentes ao vírus. Isto porque na maioria das infecções virais as pessoas desenvolvem algum nível de resistência a uma nova infecção.

Foram recrutados 26.661 voluntários entre trabalhadores da saúde na Inglaterra, sendo que 86% deles lidavam diretamente com pacientes de covid-19. Desse grupo, 17.383 ainda não haviam sido infectados pelo Sars-CoV-2 com base em testes que detectavam anticorpos contra o vírus; e 8.278 haviam contraído o vírus e se curado.

Esses resultados demonstram que ser infectado pelo Sars-CoV-2 protege as pessoas de nova infecção, da mesma forma que as melhores vacinas.

É claro que as pessoas que foram infectadas correram o risco de morrer ou ter sequelas, o que não existe com as pessoas que foram vacinadas. Também ainda é possível que essa proteção pode vir a ser menor frente a outras variedades, mas tudo indica que parte dessa proteção é duradoura.

Esse resultado demonstra que provavelmente 30% da população de São Paulo já está protegida, ao menos parcialmente, de uma nova infecção. Como a fração da população infectada na cidade está crescendo rapidamente, é muito provável que nos próximos meses mais pessoas estarão protegidas por uma infecção anterior do que pelas vacinas.

One thought on “Quem já teve Covid-19 tem chance 84% chance menor de se reinfectar

  • observanatal

    Será que o percentual de possibilidade de reinfecção inclui as variantes, que se propagam na velocidade da luz? Por via das dúvidas, mais vacinas, distanciamento, lavar as mãos com água e sabão sempre que possível, e álcool 70% ou em gel, além do uso constante de máscara.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *