26 de abril de 2024
Bastidores

Senador Styverson Valentin desconhece que médico não pode revelar nome de paciente

Foto - Styvenson

Desde as primeiras horas deste domingo um audio com a voz do Senador Styverson Valentin (Podemos) viralizou nas redes sociais pelo tom ríspido e grosseiro, usando palavras desrespeitosas com uma pretensa funcionária do gabinete.

Até agora o senador do Rio Grande do Norte não desmentiu,  nem deu qualquer explicação sobre a autoria. Segue o trecho. Comento depois:

Eu creio que logo logo você vai ouvir esse audio. Dos R$ 770 mil reais enviados para Parnamirim, tem até uma secretária lá que é sua amiga e eu pedi total transparência, eu pedi transparência em tudoooo. Tudo.

Eu estou esbarrando aqui,  ela passou até de forma superficial , ela passou os exames aqui, exame de mamografia de pqp de, C*, o que eu quero é o nome da pessoa, a localização dessa pessoa, é chegar a essa pessoa e saber se ela existe e o que ela fez esse exame….

(…) Sem transparência eu não envio. Nem com a faca no pescoço. Pode dizer a população que eu vou lá dizer por que. Mas disseram que tem tem uma Ética Médica que não permite que eu passe o nome, o CPF do paciente porque é constrangedor.

Constrangedor o quê?  Dizer que fez cirurgia no peito, no pau, no c*?  Constrangedor o quê?  Eu quero á saber dessa po…….  Eu quero encontrar com essa pessoa e saber se ela fez ou não, se está tomando remédio. 

(…) É possível eu ter acesso a esses documentos para não divulgar,  mas para eu fiscalizar ? … Eu  vou dar um jeito de fiscalizar isso daí. 

DO TL 

A conversa é privada e por isso o tom mal educado e não polido merece menos relevância do que o teor propriamente dito.

O senador da República desconhece que um Código de Ética Médica que impõe SIGILO profissional aos  médicos e por isso a vedação dele “conseguir” endereço e CPFs das pessoas que tenham feito qualquer cirurgia ou procedimento sem a autorização dos mesmos.

Este não é o caminho para buscar a lisura no uso de recursos e talvez por isso tenha achado “superficial” o material enviado pela Clínica de Parnamirim.

Como cidadão , bacharel em Direito e legislador, o capitão Senador não pode se isentar de desconhecer a lei.

Ouça:

2 thoughts on “Senador Styverson Valentin desconhece que médico não pode revelar nome de paciente

  • observanatal

    Ele fez o bacharelado onde, para não passar nem pela porta?

    Ele desconhece pelo simples fato de desconhecer qualquer coisa que seja diferente do que ele acha que deve ser. “Ah, mas ele não rouba”, até agora nada apareceu. E a nossa obrigação não é ser honesto?

    Chegam já por aqui aqueles defensores da moralidade do capitão reformado que acha que o mundo é o umbigo dele. Só me admira que tantos servidores públicos achem normal que o princípio é desconfiar de todos. Sendo assim, desconfio que o agente público do senado também deva ser motivo de desconfiança.

    Desconfio que os eleitores do capitão reformado sejam todos bandidos, marginais, truculentos, sem cérebro.

    Resposta
  • Maria

    Ele está, totalmente, errado. Com certeza!
    O linguajar é descabido e ignóbil.
    Entretanto, muitos políticos, também bacharéis em direito, cometeram toda espécie de falcatrua e corrupção. Alguns foram presos.
    Sem defesa ao senador, pois não o conheço, mas entendo que o mesmo, está querendo transparência. Saber se o recurso disponibilizado foi, devidamente, aplicado nos tais exames.
    Ademais, direito médico é muito específico.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *