26 de abril de 2024
História

Terceira maior cidade do RN completa hoje 77 anos de reconhecimento como vila

Avenida-Ayrton-Senna-1024x678

Parnamirim, a terceira maior cidade do RN, completa, hoje, 77 anos que foi reconhecida como Vila, um ato que lhe tirou da clandestinidade.
O arruado que se formou nas imediações da Base Aérea, contrariando a expectativa dos militares (que chegaram a incendias os barracos ali surgidos) foi finalmente reconhecido em 1943. E não parou mais de crescer.

TRAMPOLIM DA VITORIA

Parnamirim fica a doze quilômetros ao sul de Natal. Integrante da Região Metropolitana de Natal, ocupa uma área de 124,006 km²[8] e sua população foi estimada no ano de 2019 em 261.469 habitantes, pelo IBGE, sendo o terceiro município mais populoso do estado, depois de Natal e Mossoró, e o 110° do Brasil.

Emancipado de Natal no ano de 1958, Parnamirim é reconhecido internacionalmente como “Trampolim da Vitória”, tendo fortes ligações históricas com a Segunda Guerra Mundial quando se tornou sede da então base aérea americana Parnamirim Field — hoje conhecida como Base Aérea de Natal — devido à sua localização estratégica global, servindo de ponto da partida de muitas aeronaves americanas, de todos os tipos, para levar tropas para o front da África. A grande movimentação de soldados americanos influenciou a população local, introduzindo sua cultura e movimentando, de certa forma, a economia da cidade e até mesmo participando da vida social dos habitantes à época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *