26 de abril de 2024
Eleições

TSE: Não há que se falar em ficha suja mais …

ficha-suja

Causa estranheza pela desinformação alguns veículos tratarem a decisão do TSE de ontem à noite como permissão a fichas sujas concorrendo as eleições de 2020.

Não foi isso que tratou a decisão da Corte Superior.

Hoje, a Folha de São Paulo trata o tema com a precisão que merece, no tamanho da informação que o leitor merece e precisa.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta quarta-feira (1) que candidatos declarados inelegíveis por crimes eleitorais cometidos em 2012 serão beneficiados pelo adiamento das eleições deste ano e poderão participar do pleito municipal de 2020.

A corte determinou que decisões judiciais que cassaram direitos de políticos por oito anos por irregularidades cometidas em 2012 não se estendem até 15 de novembro, nova data da eleição.

Assim, os efeitos de condenações por abuso de poder na penúltima campanha municipal vão apenas até outubro deste ano, quando encerra o prazo de oito anos de inelegibilidade previsto na Lei da Ficha Limpa.

Ou seja, a pena de 8 anos será cumprida no prazo, em outubro e o adiamento das eleições para novembro terminou beneficiando o que não seria possível se não houvesse o adiamento.

A mudança não foi do critério “ficha suja poderá concorrer a eleição”, não. A ficha desses pretensos candidatos não estará suja mais a partir de outubro.

One thought on “TSE: Não há que se falar em ficha suja mais …

  • PedroArtur

    Eu entendi desde o inicio , mais para mim esses Srs vao continuar ficha surja , nunca mais vao ter um voto meu , e espero que as pessoas do bem pense como eu.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *