17 de maio de 2024
Novidade

Coletivo CIDA (RN) leva a dança potiguar para a Argentina

O Coletivo CIDA (RN) realiza temporada no Rio de Janeiro e, simultaneamente, participa da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA). Para o evento sediado na cidade de Buenos Aires, foi representado pela jornalista Cecília Oliveira. Ao longo do MICA, o CIDA participou de reuniões com a ministra da Cultura, Margareth Menezes e com o ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer, além de participar de rodadas de negócios e networking.

O MICA é o maior evento de cultura na Argentina e tem por objetivo articular os setores das indústrias culturais, potenciar intercâmbios comerciais, artísticos e intelectuais entre os dois países. Nesta edição, o Brasil é convidado de honra e enviou uma comitiva de profissionais selecionada por meio de um Edital lançado em março de 2023 de setores como: circo, dança, teatro, design, editorial, hip hop, música e jogos eletrônicos. Ao todo foram 90 escolhidos, entre compradores e vendedores.

Cecília Oliveira é jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atua como Comunicadora Criativa e uma das gestoras do blog cultural potiguar Apartamento 702. É uma autora do “Guia Não Tradicional da Cidade do Natal e há cinco anos vem trabalhando na linha de frente da assessoria de comunicação do Coletivo CIDA através de sua empresa Comunica Ceci.

“Ver o Ministério da Cultura de volta e poder estar de um evento como esse é a realização de um sonho. Foram semanas de preparação para estar na Argentina levando o nome do CIDA e da dança contemporânea potiguar, mas a sensação é de dever cumprido!’, comenta Cecília.

“Ao longo de cinco dias de atividades no MICA nos conectamos com profissionais de diversos lugares do Brasil e do mundo. Foi possível também ver um pouco da produção de teatro, dança e música produzida em solo argentino. Estivemos em mais de 25 produtivas rodadas de negócio com compradores do Brasil e diversos países que vão ajudar a levar a arte produzida pelo CIDA para países da América Latina e Europa. A articulação com os compradores deve seguir ao longo das próximas semanas e em breve certamente teremos apresentações confirmadas em novos territórios ”, estima a jornalista.

No momento, o Coletivo CIDA (RN) segue em cartaz até o dia 11 de junho no Sesc Copacabana. Serão exibidos os espetáculos “Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é o Meu Nome” e “Corpos Turvos”, sempre às 20h com tradução para Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição. Ingressos estão sendo vendidos com valores a partir de R$ 7,50 na bilheteria do teatro.

Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Entre em contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *