19 de maio de 2024
Novidade

Exposição revela a essência da tradição Pptiguar na fotografia de Andrey Salvador

A Pinacoteca Potiguar, será palco da poética e sensível exposição “Bordados do Seridó – Arte da Mulher Potiguar”, conduzida pelo fotógrafo potiguar, Andrey Salvador. O evento inaugural está marcado para o dia 9 de maio, às 19h, e promete uma experiência imersiva na riqueza cultural e na habilidade artística das mulheres do Seridó. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo de Apoio às Áreas Culturais Nº 025/2023.

A exposição, composta por 30 fotografias, é mais que uma celebração visual; é um mergulho nas tradições do Seridó. Algumas das imagens foram ainda adornadas com bordados de linha pela artista Lucimara Alves, adicionando um toque único e delicado a cada fotografia.

A cerimônia de abertura será enriquecida pela presença musical de Cami Santiz, enquanto uma exibição de curta-metragem, dirigida por Mylena Souza, revelará os bastidores da exposição. Destacando ainda mais o talento local, a exposição apresentará peças de roupa da costureira Irene Vieira, de Caicó, reconhecida por seu trabalho artesanal e bordados distintivos.

Com acesso gratuito, a exposição permanecerá em cartaz na Pinacoteca Potiguar até 2 de junho, com horários de visitação das 8h às 17h, de terça a sexta e 9h às 16h, sábado e domingo.

Explorando a Tradição do Seridó

Cada obra, meticulosamente capturada por Andrey Salvador, não apenas destaca a beleza do bordado, mas também revela a história emocional por trás dessa arte transmitida de geração em geração pelas mulheres potiguares.

O Seridó do Rio Grande do Norte tem sido um epicentro de talento e tradição no universo do bordado, uma prática que ganha crescente reconhecimento. Com o intuito de destacar e valorizar o trabalho dessas mulheres, nasceu o projeto “Bordados do Seridó – A Arte da Mulher Potiguar”, que através de uma exposição, não apenas registra, mas celebra artisticamente o artesanato e as habilidades criativas da região.

Siga o ULYSSES FREIRE no Instagram: @ulyssesfreire

Entre em contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *