2 de maio de 2024
Turismo

123 milhas pede recuperação judicial e declara dívidas de R$ 2,3 bilhões

A 123milhas , plataforma de turismo, entrou com pedido de recuperação judicial , nesta terça-feira (29), na 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte. Na ação, a empresa declara dívidas de R$ 2.308 bilhões.

Se um pedido de recuperação judicial for aceito, a companhia consegue evitar a cobrança de dívidas e ganha tempo para organizar um plano de pagamento. A empresa pede a suspensão pelo prazo de 180 dias de ações de credores e consumidores que tenham ido à Justiça após uma interrupção de serviços.

Nesta segunda-feira (28), a 123milhas anunciou uma reestruturação, com corte de pessoal – o número de demissões não foi informado, mas a Folha apurou que são cerca de 200 pessoas, das áreas administrativa, financeira e tecnológica. A empresa também anunciou a suspensão do site HotMilhas, de venda e compra de milhas aéreas.

Como justificativas para o pedido de recuperação judicial, a empresa afirma não ter conseguido o honrar com a entrega dos pacotes promocionais – que envolvem passagens e estadias sem dados definidos. No pedido, a 123 milhões afirma que este 2/4 produto corresponde a apenas 5% do total de clientes, que somam 5 milhões ao ano. De acordo com a companhia, para ser viável, o produto deveria responder por mais.

A empresa coloca entre as justificativas para a crise a alta dos preços das passagens por parte das companhias aéreas. A 123milhas afirma que, com a retomada das atividades no pós-pandemia, ela acreditou que os preços caíram –mas ocorreu exatamente o contrário.

Fonte: Folha de São Paulo