30 de abril de 2024
Política

Após condenação, Rogério Marinho se pronuncia, diz que vai recorrer e comprovar inocência

O senador Rogério Marinho (PL) foi condenado no âmbito de uma ação de improbidade administrativa que investiga um suposto esquema de nomeação de cargos fantasmas na Câmara Municipal de Natal na época em que ele era vereador em 2007.

Rogério foi condenado à perda de qualquer função pública que esteja ocupando, à suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa e proibição de contratação com o poder público.

Além de Marinho, foram condenados o vereador Bispo Francisco de Assis (Republicanos) e outros cinco ex-vereadores de Natal: Adenúbio Melo, Aquino Neto, Sargento Siqueira, Dickson Nasser e Fernando Lucena. Foram absolvidos nesta ação os ex-vereadores Edivan Martins e Salatiel de Souza. O ex-vereador Renato Dantas também era acusado na ação, mas a ação quanto a ele não prosseguiu porque ele morreu em abril de 2021, vítima da Covid-19.

Nesta sexta-feira (02), Rogério se pronunciou em coletiva à imprensa sobre a condenação do juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal.

O senador afirmou que vai recorrer da decisão e que “o juiz, de alguma forma, foi induzido ao erro”.

“Mesmo que o dolo fosse caracterizado, o que não concordamos, o máximo que poderia acontecer era uma pena pecuniária, financeira, do ponto de vista indenizatório. Nós vamos ingressar com embargos de declaração, na primeira instância, porque achamos que, de alguma forma, o juiz foi induzido a um erro e vamos mostrar ao juiz que, na verdade, não praticamos nenhuma conduta dolosa e não tenho nenhuma dúvida que nossa inocência será comprovada”, disse Rogério na coletiva.