30 de abril de 2024
Diversos

COSERN desativa 40 gatos de energia em comércios da CEASA em Natal

Equipes técnicas da Cosern, com apoio da Polícia Militar, identificaram e desativaram 40 ligações clandestinas de energia elétrica (o popular “gato”) em comércios localizados dentro da Central de Abastecimento do Estado (Ceasa), em Natal, nesta quinta-feira (11).

A ação fez parte de mais uma fase da “Operação Varredura” da Cosern. O responsável por um comércio de frutas e verduras foi preso em flagrante no local pela polícia e conduzido para a Delegacia Geral de Polícia (Degepol), no bairro de Lagoa Nova.

De 01 de janeiro até agora, 03 pessoas já foram presas pela polícia cometendo irregularidades (fraudes e furtos) em todo estado.

A fraude é quando o consumidor já é cliente da Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado. Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica da Cosern sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.

“O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a 08 (oito) anos de reclusão” explica Gilmar Mikeias, Gerente de Recuperação da Receita da Cosern.

De acordo com Júlio Giraldi, Superintendente de Relacionamento com Clientes da Cosern, as ações de combate às ligações clandestinas serão intensificadas ao longo de 2021. “Vamos investir ainda mais em tecnologia e inteligência para dificultar cada vez mais a realização desse tipo de crime”, declarou Júlio.

A população pode denunciar as fraudes, de forma anônima e segura, no telefone 116 ou no site da Cosern (www.cosern.com.br).