30 de abril de 2024
Política

Deputados defendem fortalecimento dos municípios

Passado o Grande Expediente no Plenário da Assembleia Legislativa, os deputados se uniram aos prefeitos em um debate realizado no Plenarinho da Casa, sob presidência do deputado Kléber Fernandes (PSDB).

Reforçando a luta dos gestores municipais pelo aumento de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios, o deputado Adjuto Dias (MDB) chamou atenção para um momento que se abre para reflexão da sociedade. “A maior fatia do bolo tributário fica na União”, alertou o parlamentar.

Já o deputado Gustavo Carvalho (PSDB) reafirmou o compromisso do seu mandato com a bandeira do municipalismo

O deputado Hermano Morais (PV) ressaltou que a audiência é um assunto que se sobrepõe a qualquer questão político partidária.

“A base de tudo está nos municípios”, afirmou o deputado Nelter Queiroz, acrescentando que em toda necessidade da população é ao prefeito que se recorre.

Com experiência como gestor, já que foi prefeito de São Miguel, o deputado Galeno Torquato (PSDB) disse que “governar é administrar problemas”, ressaltando que hoje os municípios vivem em estado de ‘caos total’.

“Sofrimento maior que ser prefeito é ser pai de prefeita”, disse o deputado Dr Bernardo (PSDB), pai da chefe do executivo de Almino Afonso.

Após saudar os prefeitos presentes, o deputado George Soares (PV) reforçou a importância de fazer cobranças aos governos estadual e federal.

A deputada Eudiane Macedo (PV) defendeu o fortalecimento financeiro das gestões.

Pronunciamentos

O deputado estadual José Dias (PSDB) afirmou que existe “uma crise generalizada nos municípios”.

Ubaldo (PSDB) classificou a mobilização, que acontece em outros estados do País, como “muito justa”.

Tomba Farias (PSDB) também fez pronunciamentos com críticas às gestões estadual e federal.

Foto: Eduardo Maia