29 de abril de 2024
Cotidiano

Dia da Lembrança: mais de 30 mil pessoas são esperadas nos cemitérios Morada da Paz no RN

A movimentação de visitantes nos cemitérios Morada da Paz no Rio Grande do Norte começou logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (2), em que as pessoas dedicam o dia para homenagear e relembrar os entes queridos falecidos. Para o Grupo Morada, a expectativa é de que mais de 30 mil pessoas circulem pelos três cemitérios (Morada da Paz Emaús, São José de Mipibu e Morada da Paz Essencial Zona Norte, em São Gonçalo do Amarante) até o fim do dia.

No Morada da Paz, a data já é tradicionalmente conhecida como Dia da Lembrança, para trazer à tona a ideia de ressignificação do luto e remeter à essência do dia, que é abrir espaço para a saudade.

Para a psicóloga do luto do Morada da Paz, Mariana Simonetti, é um dia em que as boas lembranças e a saudade se encontram também com momentos de tristeza e dor pela perda. “O importante é abrir espaço para validar os sentimentos que surgirem e se permitir ressignificar a dor e a saudade, vivenciando cada sensação como for necessário. O próprio movimento de vir ao cemitério, de dedicar flores, encontrar familiares e prestar homenagens já ajuda a tornar essa vivência do luto mais palpável, mais leve e concreta”, detalha.

Além de homenagear com flores e visitar o local de sepultamento dos entes queridos, os visitantes estão assistindo a missas, culto, louvor e palestra espírita no cemitério e crematório Morada da Paz Emaús, com programação desde as 7h30. Na unidade localizada em São José de Mipibu e no Morada Essencial Zona Norte, em São Gonçalo, as missas acontecem pela manhã.