2 de maio de 2024
Cotidiano

Dia das Crianças no Parque das Dunas contará com ações de prevenção a queimaduras

A Associação de Voluntários Pró-Queimados (AVPQ), com o apoio de vários parceiros, promove uma série de atividades no dia 12, das 14h às 17h, no Parque das Dunas, sobre prevenção de queimaduras. Entre as ações programadas, haverá uma cozinha gigante onde adultos poderão ter a mesma sensação e perspectiva de uma criança naquele ambiente, atores maquiados reproduzindo casos reais com ferimentos de segundo e terceiro graus, palestras, distribuição de panfletos, apresentação cultural e muitas outras orientações do que fazer quando alguém sofre uma queimadura.

Serão também encenadas as situações mais corriqueiras de queimaduras em casa, especialmente, envolvendo crianças mexendo no fogão, puxando a toalha da mesa, colocando dedo na tomada e atravessando a cancela de acesso à cozinha. Outras informações terão como temas fios desencapados, fio do ferro elétrico e líquidos inflamáveis.

Como todo cuidado é pouco, as atenções a fim de evitar acidentes com queimaduras, devem estar voltadas também para locais fora do ambiente familiar. Por isso, durante toda a programação, serão ensinadas técnicas seguras de como empinar pipas, acender churrasqueira, onde e como fazer fogueira, como apagar o braseiro ao fim de uma festa, soltar fogos de artifício com segurança etc. Militares do Corpo de Bombeiros mostrarão como extinguir princípio de incêndio em botijão de gás, fazer a instalação correta do fogão e do registro, mostrando ainda os tipos e o uso correto dos extintores de incêndio.

O chefe do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), Marco Almeida, um dos integrantes da AVPQ, alerta que anualmente mais de um milhão de brasileiros são vítimas de queimaduras. Destes, 30% são crianças. “Este dia de conscientização deve ser prestigiado pelo maior número possível de pessoas. São informações de extrema importância que serão repassadas e que, sem exagero algum, podem chegar a salvar uma vida.”