28 de abril de 2024
Economia

Fundado por quatro garçons, Grupo Sal e Brasa chega a 30 anos com três marcas e um faturamento de mais de R$ 250 milhões em 2022

Grandes empresas sempre têm por trás grandes histórias. E com o Grupo Sal e Brasa não é diferente. Há 30 anos, quatro amigos gaúchos deixaram suas cidades para buscar novas oportunidades nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. José Bonacina, Nilton Delazeri, Rubi Bortoncello e Valdemir Baldissera, trabalharam duro. Foram ajudantes de churrasqueiros, trabalharam na copa, até chegarem ao cargo de garçom. E mesmo com um dia a dia difícil, sempre tiveram o sonho de empreender.

A identificação com o setor de gastronomia, e em especial com a churrascaria, fez com que eles sempre estivessem atentos às mudanças do mercado e, principalmente, no que o cliente gostava e esperava quando entrava em uma.  

Já experientes, foi nos anos 90 que eles se uniram e decidiram investir no sonho da própria churrascaria. Em maio de 1993 inauguraram a primeira unidade Sal e Brasa, na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.  Eles apostaram no interior, pois sabiam que era uma região carente de churrascaria de ponta.  Para nomear o restaurante, os sócios se inspiraram nos itens essenciais para preparar um bom churrasco, “Sal e Brasa”. Assim começou o Grupo SB.

Em junho de 2001, chegaram em Salvador e apresentaram para a cidade a verdadeira churrascaria gaúcha, um conceito totalmente inovador para a região. 

Depois de se consolidar na capital baiana, e virar referência gastronômica na região, a marca ganhou novas unidades em Fortaleza (essa unidade foi fechada em 2018 e em 2022 foi reaberta em outro local mais moderno e aconchegante), Natal, Recife, João Pessoa, Aracaju, São Luis, Maceió, Curitiba e Brasília.

Em 2022, o faturamento foi na ordem de R$ 250 milhões e a expectativa para 2023 é crescer mais dois dígitos.