2 de maio de 2024
Cotidiano

Hospital Psiquiátrico do RN recebe homenagem do TST em Brasília

Com mais de 66 anos de serviços prestados em saúde mental para a população do Rio Grande do Norte, o Complexo de Saúde Professor Severino Lopes (CSPSL) foi homenageado, no último dia 24, em Brasília, pelo Superior Tribunal do Trabalho (TST). Representado pelo diretor geral, Cláudio Fernandes Lopes, a instituição recebeu pelo TST – Tribunal da Justiça Social o Cartão alusivo ao Selo Postal e a Medalha e o Livro Comemorativo dos 80 anos da Justiça do Trabalho no Brasil.

Esse importante reconhecimento vem coroar todo um trabalho social realizado pela instituição, que é filantrópica, e trabalha conveniada ao Sistema Único de Saúde, buscando o reestabelecimento da saúde mental através de uma assistência em saúde de excelência. Quem conhece de perto o trabalho desenvolvido pelo CSPSL percebe a dedicação em investir em saúde mental, disponibilizando aos pacientes todo o suporte de terapias complementares como musicoterapia, educação física, hortoterapia, terapia ocupacional, pilates e toda uma gama de atividades que complementam a assistência médico hospitalar.

Ícone na inovação de tratamentos de pessoas com transtornos metais e dependentes químicos, a unidade psiquiátrica, mantida pela Sociedade Professor Heitor Carrilho, já está consolidada na cidade de Natal e representa a concretização do ideal construído por seu fundador, Professor e Doutor Severino Lopes, entusiasta das terapias humanitárias para o cuidado e a recuperação da saúde e da autonomia de seus pacientes.

Fundada em 2 de junho de 1956, com a denominação original de Casa de Saúde de Natal, a instituição foi pioneira, no Rio Grande do Norte, no tratamento psiquiátrico especializado. Evoluiu ao longo da história com os avanços dos tratamentos em psiquiatria, apresentando-se hoje como um complexo de assistência em saúde mental, que é referência não somente no Nordeste, mas em todo o Brasil.

Além da unidade psiquiátrica, atualmente o Complexo de Saúde conta com uma Unidade Clínica de internação de média complexidade conveniada ao município de Natal, um ambulatório em saúde mental, também conveniado à prefeitura de Natal e com o Instituto de Psiquiatria do Rio Grande do Norte.