28 de abril de 2024
Política

Investidores da Suíça visitam o RN para conhecer projeto do Porto-Indústria Verde

A governadora Fátima Bezerra apresentou na manhã desta quarta-feira (07), aos representantes da empresa Terminal Investment Limited (TIL), Sebrae, Fiern e CODERN, o projeto do Porto – Indústria Verde a ser implantado no município de Caiçara do Norte para atender as demandas no uso de fontes de energia renovável, com geração de renda, desenvolvimento da infraestrutura regional, melhoria do uso dos recursos naturais e redução das emissões de carbono.

O Porto Verde está orçado em R$ 5,6 bi e despertou o interesse de investidores nacionais e estrangeiros que poderão aportar divisas na economia do Rio Grande do Norte.

O detalhamento técnico e o cronograma do projeto foi apresentado aos presentes pelo Coordenador de Desenvolvimento Energético – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca.

Visita à área

No final da manhã, a comitiva, acompanhada pela governadora Fátima Bezerra e representantes dos municípios de Caiçara do Norte e São Bento do Norte, visitou a área de 13 mil hectares escolhida para implantação do porto.

“Este é um projeto que interessa de sobremaneira o Brasil e o mundo, principalmente pela agenda global irreversível que é a descarbonização do planeta. E com este empreendimento estaremos criando uma demanda de 50 mil novos empregos em nosso Rio Grande do Norte, além planejarmos nossa infraestrutura para produção e exportação de produtos verdes, como hidrogênio verde e amônia verde e instalação de parques eólicos offshore em nosso litoral”, declarou a governadora.

PPP – Parceria Público Privada

O interesse do governo do RN é, por meio de PPP – Parceria Público Privada – atrair investimentos para construção, operação e manutenção do equipamento, desenvolvimento da planta de hidrogênio verde, além de parcerias com outros portos da Europa.

Foram firmados dez acordos de cooperação e memorandos de entendimento com as principais empresas do setor energético do mundo com objetivo de desenvolver novas fontes de energias renováveis, entre elas a energia eólica offshore, o hidrogênio verde, e-metanol e power to X.

A primeira fase de implantação do Porto Verde, referente aos estudos de viabilidade Técnica econômica e ambiental, realizada em parceria com a UFRN, sob a coordenação do professor Mário Gonzales, já foi concluída. A próxima etapa prevê a o lançamento do edital para a contratação do projeto executivo do empreendimento.

A meta da administração estadual é concluir a primeira etapa da implantação do projeto até o final do terceiro trimestre de 2026 (cais, acessos, píer, baia de evolução e canal de acesso) para o suporte aos setores eólico, marítimo, contêineres, cloroquímico, descomissionamento de plataformas O&G (Óleo e Gás) e reciclagem e processamento de pescados.

Investidores

A visita mostrou aos executivos da empresa Terminal Investment Limited os potenciais econômicos previstos para o empreendimento. A corporação suíça investe, desenvolve e gerencia ativamente terminais de contêineres em todo o mundo, frequentemente em parcerias com outros grandes operadores de terminais.

“O Porto – Indústria Verde irá transformar o Bolsa Família. Devemos reduzir cada vez mais o auxílio criando condições plenas de emprego e renda para que as famílias se sustentem. Este é um dos exemplos”, afirma o diretor de Investimentos em Terminais da ITL.