27 de abril de 2024
Natal

STTU define operação de trânsito para o Carnaval de Natal 2024

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, implementou uma operação especial para o Carnaval de Natal 2024 em vários pontos da cidade, visando garantir a segurança dos foliões e minimizar o impacto no trânsito para os moradores e transeuntes das áreas de concentração.

A edição de 2024 do Carnaval promete ser a maior e mais animada dos últimos anos, com sete polos de folia localizados em Ponta Negra, Petrópolis, Rocas, Centro Histórico, Nazaré e Redinha, além dos circuitos Ribeira e praias.

As interdições nos polos já começaram, com o fechamento de ruas para montagem dos palcos. No Polo Petrópolis, a Rua Trairi está interditada entre a Avenida Prudente de Morais e Avenida Floriano Peixoto. No Polo Centro Histórico, a interdição ocorre na tradicional Praça dos Três Poderes. Já no Polo Ponta Negra, a Praça dos Gringos está fechada, enquanto no Polo Nazaré, na Rua Hidrógrafo Vital (ao lado da rodoviária), a via está bloqueada. Na zona norte, o Polo Buiu na Redinha tem uma interdição parcial na Rua do Caju durante a passagem de blocos, e na Praça do Cruzeiro, a via está totalmente bloqueada. No circuito das praias, a Avenida Presidente Café Filho ficará interditada para a passagem do tradicional pranchão.

Para monitorar o tráfego, 120 agentes de mobilidade estarão em campo por dia, acompanhando os principais bloqueios dentro do circuito do Carnaval de Natal. O efetivo contará com 7 viaturas, 30 motocicletas, um caminhão guincho e um caminhão equipado com sistema de elevador tipo sky para manutenção de ocorrências nos semáforos. Todo o efetivo trabalhará para garantir a segurança no trânsito, o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro, coibir o estacionamento irregular, ordenar o fluxo de veículos nos polos carnavalescos e orientar pedestres e motoristas. Além dos agentes de mobilidade, os arteeducadores da STTU também estarão nos polos carnavalescos com inserções sobre o respeito às leis de trânsito e o combate ao assédio sexual.

A STTU orienta os condutores a respeitarem a sinalização, as orientações dos agentes de mobilidade, a velocidade máxima estabelecida para a via e, caso consumam bebida alcoólica, a não dirigirem.