30 de abril de 2024
Política

Justiça apura suposto crime eleitoral em Macaíba

Depois da confirmação de retirada irregular de areia em área de proteção ambiental e posterior doação a alguns moradores do assentamento José Coelho, o que rendeu a aplicação da multa de R$ 15 mil reais à Prefeitura de Macaíba, agora a Justiça deverá apurar se a entrega das carradas de areia a eleitores, às vésperas da eleição, configurou captação ilícita de votos.

A denúncia de que houve crime eleitoral por parte do prefeito Fernando Cunha (reeleito no último dia 02/10), por ter utilizado a máquina pública, com caçambas da Prefeitura para retirar irregularmente e doar carradas de areia a eleitores do assentamento José Coelho, já foi protocolada. A peça está amparada em vasto material comprobatório, entre os quais estão depoimentos em vídeos de pessoas do próprio assentamento.

A Prefeitura foi multada pelo IDEMA em R$ 15 mil pela extração do material sem autorização. Resta à Justiça e ao Ministério Público apuração sobre a doação da areia aos eleitores, às vésperas da eleição, e utilizando caçambas da Prefeitura.

Auto de Infração do IDEMA contra a Prefeitura de Macaíba