30 de abril de 2024
Política

Lula começa caravana pelo Sul do Brasil

Do G1

A caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (19), dando início a uma passagem por 10 cidades gaúchas, em um programação que se estende até a próxima sexta-feira (23). O primeiro ato acontece na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Bagé, na Fronteira Oeste, durante a manhã, com a participação da ex-presidente Dilma Rousseff.

Lula chegou ao aeroporto de Bagé por volta das 10h30, onde foi recebido por correligionários e apoiadores. Em seguida, o ex-presidente se dirigiu até a Unipampa, onde era aguardado para o início do evento.

No caminho entre o aeroporto e a Universidade, cerca de 1,5 mil pessoas, conforme a Brigada Militar, organizaram um protesto contra a passagem da caravana. No trajeto, um boneco Pixuleco foi pendurado no alto de um guindaste pelos manifestantes contrários à passagem de Lula pela região.

Os ônibus com apoiadores de Lula foram cercados pelos manifestantes, que estacionaram tratores às margens da rodovia, e os ânimos ficaram acirrados. A polícia entrou em ação para impedir confrontos, e uma pessoa foi presa.

Já na Unipampa, a comitiva foi recebida por mais de 700 pessoas. O trajeto percorrido pelo ex-presidente teve o caminho desviado para evitar confrontos.

Durante a tarde, o ex-presidente irá a Santana do Livramento, também na Fronteira Oeste, para uma conversa pública com o ex-presidente do Uruguai, José Mujica. O tema será o desenvolvimento da América do Sul na divisa entre o Brasil e o Uruguai.

A caravana faz parte do projeto “Lula pelo Brasil”, que já percorreu outras regiões, como o nordeste e o sudeste, de ônibus.

Lula ainda estará em Santa Maria, São Borja, São Miguel das Missões, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Ronda Alta, Pontão, Passo Fundo e Porto Alegre, onde fechará a passagem pelo Rio Grande do Sul. Em seguida, a caravana segue para Santa Catarina e Curitiba.