2 de maio de 2024
Estado

Na mensagem anual, Fátima diz que Governo tem intenção de cumprir novo piso dos professores, mas não fala em prazo

Na abertura dos trabalhos legislativos para 2022, marcada pela leitura da mensagem anual do Executivo, a governadora do RN, Fátima Bezerra (PT), prestou contas dos três anos de gestão e anunciou projetos e investimentos para o Estado.

A quarta sessão legislativa da 62ª Legislatura foi iniciada nesta quarta-feira (2), com solenidade híbrida em atenção aos protocolos de saúde devido à pandemia e a Fátima Bezerra leu a mensagem a partir da Governadoria com transmissão ao vivo pela TV Assembleia.

Sobre o piso dos professores, disse a Governadora:

No campo da valorização do magistério, ao longo destes três anos de gestão respeitamos e aplicamos a Lei do Piso, com reajustes salariais acumulados em 17,5%, e implantamos as progressões verticais – uma luta histórica da categoria que, somadas às progressões horizontais que também implantamos, beneficiou 10 mil professoras e professores. Um investimento de R$47 milhões ano. Direito que era negado há quase uma década.

E já iniciamos o diálogo com o sindicato dos trabalhadores em educação pública sobre o piso nacional do magistério de 2022, com vistas a efetivar o seu cumprimento. A intenção do governo é mais uma vez cumprir o piso, garantindo paridade entre ativos e aposentados e contemplando toda a carreira.

A chefe do Executivo, no entanto, não citou o prazo para cumprir o piso reajustado pelo presidente Jair Bolsonaro, em 33,24%, para professores de todo o país.  

Foto: Sandro Menezes