27 de abril de 2024
Natal

Obras de drenagem e requalificação do Largo do Atheneu avançam

Uma das marcas da atual gestão da Prefeitura de Natal é a execução de investimentos na melhoria do sistema de drenagem, para eliminar problemas acarretados por alagamentos. O Largo do Atheneu, no bairro de Petrópolis, Zona Leste, é um desses locais onde a população sofre recorrentemente quando ocorrem chuvas na cidade. Essa situação está prestes a ser superada com os avanços das obras de requalificação do espaço que já atingiram 36% do cronograma estabelecido. Estão sendo investidos quase R$ 8 milhões na intervenção e a expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos no segundo semestre deste ano.

“Essa é uma obra fundamental não só para a região, mas para toda a Natal. Estamos atacando o problema dos alagamentos, já que ali é uma área onde eles são frequentes. Para acabar com esse problema, estamos ampliando a capacidade de escoamento e armazenamento do sistema de drenagem local. Aquela é uma região onde temos muitos moradores, além de comércios, restaurante, lanchonetes, clínicas, escolas e a ação da Prefeitura vai melhorar consideravelmente a realidade para todos”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

Neste momento, as equipes da empresa responsável pelos serviços estão trabalhando na escavação da caixa de drenagem subterrânea (cisterna) prevista no projeto ao lado do muro do Colégio Atheneu. O equipamento servirá como coletor de águas da chuva da área, funcionando em conjunto com um sistema de bombas para evitar alagamentos em dias de precipitações acima da média. 

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), pasta que coordena a obra, informa que a tubulação que será instalada, conectando o sistema de drenagem do Largo do Atheneu ao sistema de Macrodrenagem da Região,localizado no bairro da Ribeira, já está pronta. Somente nessa parte dos trabalhos de drenagem,serão investidos cerca de R$ 6 milhões.

“Temos uma caixa de drenagem com 1.200metros cúbicos. É uma capacidade dimensionada para suprir e atender as necessidades da região, eliminando os alagamentos que acontecem durante os períodos de chuva”, aponta o diretor de Planejamento da STTU, Newton Filho. 

Já foi finalizada a etapa das calçadas na rua Seridó, no trecho entre as avenidas Prudente de Morais e Campos Sales. O nivelamento do passeio público no trecho entre a Campos Sales e a rua Potengi também está em execução. Além da instalação do sistema de drenagem, o projeto inclui a substituição do pavimento, sinalização horizontal, paisagismo, bicletário, iluminação e mobiliário urbano modernos. 

O prefeito Álvaro Dias acrescenta que o projeto também trará um impacto econômico positivo, uma vez que o Largo do Atheneu é um importante polo gastronômico e de entretenimento da cidade. “A região possui diversos estabelecimentos como bares e restaurantes, da mesma forma sedia diversas feiras ao ar livre e outros eventos. Estamos proporcionando mais conforto e segurança para os frequentadores, bem como a Prefeitura atua como indutora do desenvolvimento da região, realizando serviços dessa natureza”, afirma Álvaro.