30 de abril de 2024
Cidades

Operação Conjunta Contra Extração Ilegal de Mangue-Vermelho em Guamaré

Após denúncias preocupantes, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) e a Guarda Ambiental da Prefeitura Municipal de Guamaré uniram forças para realizar uma operação conjunta de vistoria na Praia do Queimado. As denúncias apontavam para atividades de extração e supressão ilegal de vegetação nativa, configurando um crime ambiental conforme previsto no Código Florestal Brasileiro, na Lei Federal n° 12.651/12, que trata da preservação de áreas de mangue e praias.

Guamaré, uma cidade situada à beira do oceano, possui uma costa com 12 quilômetros de extensão, onde praias e manguezais desempenham um papel fundamental como barreiras naturais que protegem contra a erosão do mar. O Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Walter Araújo, destacou a importância das ações conjuntas para a preservação e equilíbrio do ecossistema local: “Preservar esses ecossistemas é crucial para a proteção da comunidade local contra os impactos do clima e para a manutenção da biodiversidade”, afirmou Araújo.

Durante a operação, a equipe de fiscalização constatou a extração ilegal de vegetação nativa, especificamente do Mangue-Vermelho, uma espécie comum na região. Foram identificados aproximadamente 100 troncos dessa espécie suprimidos em uma área de cerca de 300 metros na Praia do Queimado.

As autoridades agiram prontamente, apreendendo a madeira extraída ilegalmente. A SEMURB e a Guarda Ambiental anunciaram a implementação de visitas técnicas e vistorias semanais em dias alternados, abrangendo não apenas o manguezal da Praia do Queimado, mas também outras localidades do município, com o objetivo de coibir futuras práticas de extração ilegal de vegetação nativa.

A Prefeitura Municipal de Guamaré reitera seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a proteção de seus ecossistemas costeiros, garantindo que medidas rigorosas serão tomadas para combater atividades que ameacem a biodiversidade e a sustentabilidade da região.