2 de maio de 2024
Política

Polarização política nos EUA separa universidades entre democratas e republicanas

As universidades públicas da Flórida, diferentemente da maioria, exigem uma pontuação nos vestibulares SAT ou ACT para a admissão de novos alunos. Os republicanos desse estado buscam eliminar os programas de diversidade e igualdade dessas instituições, enfraquecer a proteção oferecida aos professores contratados e limitar o ensino de conceitos como “teoria crítica da raça” e “teoria radical do gênero”.

Em comparação, as universidades públicas da Califórnia ignoram a pontuação no vestibular e defendem a importância da diversidade. O estado democrata exige que elas ofereçam medicamentos ligados ao aborto por meio dos centros estudantis. Os professores contratados exercem imensa influência na Universidade da Califórnia. Ali, os estudos de gênero não estão sob ameaça.

Com suas visões concorrentes, os dois importantes estados destacam um cisma cada vez mais visível entre democratas e republicanos no ensino superior: a guerra cultural está dividindo as universidades em campos polarizados. Isso envolve quem pode frequentar a universidade, se os estudantes se sentem bem-vindos nos campi e quem decide o que é ensinado ali.

Se, como resultado, mais estudantes em potencial forem atraídos para universidades que considerem seguir uma linha política mais próxima da sua própria, isso poderia gerar um ciclo vicioso de divisão, de acordo com os analistas. “É uma dinâmica que vai aprofundar a polarização”, disse David Strauss, consultor de ensino superior em Baltimore. “Para mim, isso representa um perigo.”

A divisão foi reforçada nos anos mais recentes. Quase todas as universidades fecharam seus campi no início de 2020 em resposta à pandemia do coronavírus. Mas aquelas situadas em estados republicanos foram mais rápidas na reabertura dos alojamentos e salas de aula. Nos estados democratas, a agilidade ficou com a exigência de vacinação para estudantes e funcionários, e a exigência de máscaras durou mais.

Fonte: Estadão