2 de maio de 2024
Sem categoria

Políticos do RN se pronunciam sobre a morte de Eduardo Campos

Nota da Governadora Rosalba Ciarlini:

Ainda tomada de perplexidade com a notícia da morte do ex-Governador e candidato à Presidência da República Eduardo Campos, venho à público externar minha mais profunda dor por fato tão trágico e manifestar minha solidariedade e do povo potiguar aos familiares de Campos, especialmente à esposa Renata e à mãe Ana Arraes – com quem estive na manhã de hoje no Tribunal de Contas da União, em Brasília – ao povo pernambucano e a todos os admiradores desse jovem político que o Brasil perdeu tão inesperadamente na tarde desta quarta-feira. 

Por diversas ocasiões, estivemos juntos em lutas comuns em prol do nosso Nordeste, especialmente no fortalecimento de ações no combate aos efeitos da seca. O Governador Eduardo Campos deixa marcas de trabalho, realização, competência e de ações sempre em busca de justiça social por meio do desenvolvimento da educação para combater as desigualdades sociais no seu Pernambuco e manifestava o desejo de fazer o mesmo em todo Brasil. 

Neste momento de dor, unimos nossos pensamentos e orações pedindo a Deus que fortaleça e console parentes, amigos e admiradores. O exemplo de luta de Eduardo Campos não será esquecido. Ontem, ao encerrar uma entrevista, ele disse:”Não desistam do Brasil!”. Com essa frase, ele sintetizou o amor ao Brasil e a crença no povo brasileiro. 

Descanse em paz, Eduardo!

Nota do Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, candidato ao Governo do Estado pelo PMDB:

“Com extremo choque, profundo pesar e imensa consternação recebi a informação da morte de Eduardo Campos. Fomos colegas na Câmara por três mandatos e afirmo que Eduardo foi um homem público digno, que honrou o estado de Pernambuco, o Nordeste e o Brasil.

Minhas condolências à família e ao povo brasileiro, que lamentam a perda de um homem tão jovem, em seu auge político e com tantos sonhos para a vida. Sua morte deixa uma lacuna irreparável. Somente Deus para confortar os familiares e amigos neste momento de insuportável dor.”

Nota do Vice-Governador Robinson Faria, candidato ao Governo do Estado pelo PSD:

O Brasil assiste perplexo a trágica noticia do acidente que vitimou Eduardo Campos. Uma perda lamentável para o País e para os brasileiros. 

Eduardo Campos foi fundamental para a construção das lutas coletivas pelo Nordeste, como a integração do São Francisco, além de ter colocado o seu estado, Pernambuco, nos rumos do desenvolvimento econômico e social. 

A sua conduta inovadora e de diálogo com a sociedade permanecerão na memória de todos nós como uma das grandes marcas de um político que com ousadia, motivação e determinação lutou pela construção de um Pais melhor e mais justo  para os brasileiros.

Em nome de todos os que compõem a coligação Liderados pelo Povo, expresso nosso pesar aos familiares, eleitores e amigos deste pernambucano que tanto orgulhou o seu povo. Ficará na nossa memória com o seu ensinamento: “Não vamos desistir do Brasil”.

Nota do Deputado Estadual Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa do RN:

A morte do ex-governador Eduardo Campos marca de uma vez por todas esta campanha eleitoral com a tintura da tristeza.

Estou particularmente chocado. Mantinha fraterna relação com Eduardo Campos, um dos ícones da nova geração política, que morre de maneira trágica, no esplendor de sua trajetória política de idealista e realizador.

Estivemos juntos em recente visita ao Rio Grande do Norte e Eduardo Campos nos trouxe o carisma que encantou sua terra, Pernambuco. Era o  governador mais bem avaliado do Brasil, homem de sonhos, tenacidade e convicções sociais, marcas que o credenciaram  a disputar a sucessão presidencial com a garra herdada do avô, o lendário Miguel Arraes.

Não  há palavras a mais. Há o sentimento de perda irreparável que impõe ao Brasil a paz entre cidadãos e cidadãs de todas as ideologias e partidos,  perplexos pelo  prematuro fim de uma biografia honrada de homem público.

Nota do Senador José Agripino Maia:

“Em uma hora como esta é até difícil falar. O Brasil vive um momento de estupefação pela perda do homem público que foi Eduardo Campos, uma grande liderança política do Nordeste. Lamentamos profundamente a perda irreparável para família e para os brasileiros. Nossa solidariedade aos familiares e amigos de todos aqueles que o acompanhavam no voo. A agenda do candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, prevista para hoje, no Rio Grande do Norte e na Paraíba, foi cancelada. Embarcamos no início da tarde para São Paulo, onde poderemos acompanhar de perto os desdobramentos desse fatídico acidente”.

Nota de Pesar das Deputadas Sandra e Larissa Rosado:

É com profundo pesar que manifestamos nossa dor pelo falecimento do amigo e líder Eduardo Campos, candidato a presidente da República. Irmanamo-nos à comoção nacional pela perda irreparável para o Brasil de um dos mais qualificados quadros políticos do país.

Eduardo Campos nos deixa o legado de eficiência administrativa e honestidade, qualidades herdadas do avô Miguel Arraes, comprovadas em sua vitoriosa carreira política e sintetizadas na gestão à frente do Governo de Pernambuco.

Apesar de consternadas com a tragédia, deixamos reafirmado nosso compromisso de continuar empunhando a bandeira de Eduardo Campos em defesa da justiça social e da política de princípios, ao mesmo tempo em que nos solidarizamos à família, demais amigos e correligionários pela perda tão dolorosa.

Eduardo Campos ficará eternizado com sua imagem de homem de bem, obstinado, talentoso e competente. O amigo de todas as horas.

Pelos próximos três dias, ficam suspensas as nossas atividades políticas. Pedimos a compreensão de todos. Nesse período, estaremos em Recife (PE), abraçando sua mãe e nossa amiga, Ana Arraes, seu irmão Antônio, sua grande companheira Renata e seus cinco filhos, durante o adeus a esse grande amigo que a política nos deu.

Nota de Pesar da Deputada Federal Fátima Bezerra, candidata ao Senado Federal pelo PT:

Lamento profundamente o falecimento do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, e me solidarizo com o povo pernambucano e familiares nesse momento triste e de grande perplexidade para todos os brasileiros.

Convivi com Eduardo como colega na Câmara dos Deputados e quando ele foi ministro de Ciência e Tecnologia do Governo Lula. Sempre teve minha admiração.

Foi um fiel parceiro de momentos especiais para a história política do país.  Certamente, é uma perda irreparável, mas fica a certeza de que a sua história como homem público não será esquecida.