30 de abril de 2024
Natal

Prefeito de Natal acompanha início de nova etapa de obras na Felizardo Moura

As obras de modernização da Avenida Felizardo Moura entraram em uma nova fase nesta segunda-feira (31). A empresa responsável pela intervenção começou a quebrar o asfalto na pista (sentido zona norte/centro) e preparar o terreno para a sequência dos serviços. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, acompanhou o trabalho ao lado do secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes. O projeto prevê a aplicação de investimentos na ordem de R$ 43 milhões, sendo realizado conjuntamente pela gestão municipal e pelo Governo Federal.

A obra na Felizardo Moura prevê drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via. Todas essas intervenções acarretarão mais conforto e segurança para pedestres e ciclistas.

“Entramos em uma nova etapa das obras de requalificação da Avenida Felizardo Moura. Vamos agora avançar dia após dia na concretização desse projeto tão aguardado e desejado pela população da nossa cidade. Por aqui trafegam quase 70 mil veículos, diariamente, e depois de pronta vamos oferecer mais conforto, segurança e melhorar as condições de uso dessa via tão importante para a mobilidade urbana de Natal”, destacou o prefeito Álvaro Dias.

Nesse primeiro momento, de acordo com o cronograma de obras estabelecido pela secretaria municipal de Infraestrutura (Seinfra), a primeira etapa compreende o trecho entre a ponte de Igapó e a rua Jandira. Já segunda etapa, será realizada da rua Jandira até a trincheira embaixo do viaduto da Urbana. E a terceira etapa, será da Felizardo Moura no sentido Zona Norte. Ele disse ainda que a Felizardo Moura ganhará mais uma via, a reversível.

“Essa etapa é aquela mais visível à população, pois começamos a trabalhar com maquinário e temos mais operários. Entretanto, já havíamos começado os serviços com as mudanças da rede elétrica e a retirada do meio-fio. A previsão é de que o projeto completo seja concluído em 18 meses”, disse o titular da Seinfra, Carlson Gomes.

Bloqueios no trânsito

Conforme havia sido anunciado, a secretaria municipal de Mobilidade Urbana (STTU) iniciou os bloqueios parciais na via. O acesso à avenida será permitido apenas para o transporte público coletivo, veículos de emergência e de serviços públicos. Para os demais veículos, o acesso será bloqueado, sendo recomendados alguns desvios, entre eles, o desvio pelo acesso sul do aeroporto de São Gonçalo do Amarante em direção à Zona Sul de Natal e parte sul da região metropolitana. 

Outro desvio importante é pela avenida Moema Tinoco em direção à Ponte Newton Navarro. Na avenida Tomaz Landim, haverá mais um desvio pela avenida Doutor João Medeiros Filho em direção à zona Sul de Natal. Outros caminhos levam em direção à Ponte Newton Navarro, como o Canto do Mangue, a rua Miramar e a avenida Presidente Café Filho. De acordo com o órgão, o trabalho de orientação dos educadores, assim como os dos agentes de mobilidade, será reforçado à medida que o cronograma das intervenções da obra avance.

Os veículos de serviços estarão com seus acessos liberados, conforme acordado em reunião com a Federação de Comércio do Estado (Fecomércio RN), para que a operação não afete os serviços essenciais da cidade. Os demais serviços que necessitarem de autorização especial da STTU deverão acessar o formulário on-line através do site www.natal.rn.gov.br/sttu, na aba formulários e requerimentos, para ser analisada a possibilidade de se receber uma Autorização Especial de Tráfego.

“Solicitamos a compreensão da população para que evite ao máximo trafegar pela via, já que com o início dessa fase o tráfego normal ficou inviabilizado e vamos dar preferência para os veículos de transporte coletivo, ambulâncias, viaturas das forças de segurança e carros de serviços em geral”, disse o secretário adjunto da STTU, Walter Pedro. Walter informou também que na medida em que os serviços forem avançando a secretaria vai analisar o cenário para saber se mais veículos poderão trafegar pela via: “Vamos observar o andamento do trabalho, como vai ficar a região para averiguar se será possível ou não ampliar o acesso. Desde já, reforçamos o pedido para que o local seja evitado”, pontuou.

Foto: Alex Régis