30 de abril de 2024
Cidades

Prefeitura de Macaíba realiza homenagem aos 121 anos de encantamento de Augusto Severo

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), realizou uma homenagem ao ilustre macaibense Augusto Severo, nesta sexta-feira (12), data em que são celebrados os 121 anos de encantamento do aeronauta. O prefeito Emídio Jr participou da solenidade ao lado de secretários, vereadores, autoridades militares e população em geral. Uma coroa de flores foi depositada por todas as autoridades no obelisco em homenagem a Severo localizado na Praça que homenageia o macaibense, no Centro de Macaíba. A banda de Música da Base Aérea de Natal realizou uma apresentação durante o evento.

O secretário municipal de Cultura, Sérgio Nascimento declarou sobre a importância da celebração da vida e da obra de Augusto Severo. “Muito nos alegra e muito nos orgulha estar nesta data celebrando Augusto Severo, este homem gigante. Augusto Severo não é apenas um macaibense, ele é um brasileiro, um cidadão do mundo. Esta data representa o reconhecimento pelo feito do menino que caminhou por este torrão. Viva Severo! Viva Macaíba!”, declarou o secretário.

Emídio Jr destacou as virtudes do filho ilustre de Macaíba. “Severo projetou o nome de Macaíba para o Rio Grande do Norte, o Brasil e o mundo através de seus estudos, sua coragem e bravura. Foi um homem brilhante, se mostrou fiel ao país até a sua morte. Por isso Augusto Severo não pode jamais ser esquecido, deve ser sempre lembrado como um homem digno de nosso aplauso e consideração”, declarou o chefe do Executivo Municipal.

Severo faleceu em 12 de maio de 1902 na cidade de Paris, capital da França após a explosão do dirigível PAX, idealizado e construído pelo macaibense, que também foi jornalista e político. As homenagens a Augusto Severo continuam em Macaíba. Nesta sexta-feira (12), um monumento em homenagem ao aeronauta será inaugurado no início da Avenida Mônica Dantas, próximo ao pórtico de Macaíba, obra de arte construída pelo artista plástico potiguar Guaraci Gabriel.

Na solenidade realizada na Praça Augusto Severo também estiveram presentes o secretário-adjunto de Cultura, Marcelo Augusto Medeiros; os secretários municipais de Segurança Pública, Rondinelli Dantas e secretário-adjunto da pasta, Mário Henrique; de Tributação, Odilon Benício; de Esportes e Lazer, Sócrates Garcia; de Desenvolvimento Econômico, Auri Simplício; de Saúde, Júnior Rêgo e o adjunto da pasta, William Cordeiro; o comandante da Guarda Municipal, Roberto Ângelo; o procurador-geral do município Roberto Borges; a presidente do MacaíbaPREV, Edma Maia; o chefe do setor de Trânsito, Carlos Soares; os vereadores Jailson Brito, Zeca da Pesca e Tafarel Freitas e a vereadora Dadaia Ribeiro; o representante da OAB-RN e da comissão Augusto Severo, Pedro Brito; o representante da Fundação José Augusto, Hárryson Magalhães; Guido Santos, representante do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX); o jurista Armando Holanda; Major Távora e os grupos de escoteiros Augusto Severo; do município de Parnamirim e do distrito de Cajazeiras.

Foto: Edeilson Morais