28 de abril de 2024
Política

Projeto prevê Centro de Tratamento para Portadores de Diabetes em Natal 

Criar o Centro de Tratamento para Portadores de Diabetes (CTPD) em Natal para prestar esclarecimento e atendimento ambulatorial, multidisciplinar e multiprofissional à população. É o que propõe o Projeto de Lei protocolado na Câmara Municipal de Natal na última terça-feira (11), pelo vereador Luciano Nascimento (PTB). 

De acordo com o Projeto, o CTPD pretende fornecer esclarecimentos e atendimento ambulatorial, multidisciplinar em diversas áreas como apoio a enfermaria, orientações nutricionais, médico, social e jurídico à população, todos com profissionais especializados na área. O acolhimento e tratamento no Centro de Tratamento para Portadores de Diabetes será feito mediante encaminhamento médico do paciente. 

Dados do Governo Federal apontam que a doença que atinge 12,3 milhões de brasileiros. “Todo mundo tem algum familiar que é diabético. Infelizmente, a população mais carente não tem acesso aos tratamentos mais adequados. O CTPD vem para ajudar no combate dessa doença que pode levar a morte”, destaca Luciano Nascimento.  

A proposição será analisada pelas comissões temáticas do legislativo municipal e apreciada pelo plenário da Casa. A expectativa de Luciano é que toda a tramitação aconteça até o final deste ano.

Diabetes

O diabetes é uma síndrome metabólica e multifatorial que faz com que o organismo desenvolva defeitos na ação ou secreção da insulina. É caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue e se desenvolve por meio de fatores genéticos, biológicos e ambientais. Pode ser classificado como diabetes tipo 1 ou tipo 2.

One thought on “Projeto prevê Centro de Tratamento para Portadores de Diabetes em Natal 

  • Claudio

    Parabéns Vereador Luciano Nascimento, esse projeto, vem pra assistir melhor as pessoas que sofrem com diabetes, pessoas que já merecem uma atenção a mais ,e você vem só engrandecer essa luta ,parabéns

Fechado para comentários.