30 de abril de 2024
CulturaNatalPolítica

Revitalização da Ribeira: Comissão visita bairro para discutir medidas

Em desdobramento da Audiência Pública realizada na Câmara de Natal no último dia 4 de dezembro, que debateu revitalização da Ribeira, os vereadores Kleber Fernandes (PSDB), Nina Souza (PDT) e Raniere Barbosa (Avante), membros da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, estiveram na manhã desta terça-feira (19) visitando o bairro. Além dos parlamentares, o grupo contou com a presença de representantes da Prefeitura, do artista Ronkaly Souza, da corretora Michele Lordão do jornalista Octávio Santiago e da empresária Rayane França.

A inspeção teve como objetivo analisar quais medidas podem ser tomadas de imediato do ponto de vista de limpeza, iluminação, segurança, trânsito, transporte público e infraestrutura do bairro. “Nós entendemos a importância desse projeto, de requalificar, resgatar e revitalizar a Ribeira. Então temos que ter foco, determinação e, lógico, tem todos os trâmites burocráticos que vamos ter que passar e exercer dentro de todas as etapas. Sabemos que o setor produtivo sendo parceiro do poder público, que tem a responsabilidade maior da execução”, destacou o vereador Raniere Barbosa.

Durante o encontro, os vereadores mostraram a intenção de que fosse criado uma secretaria especial com legislação específica visando centralizar todos os processos envolvidos na revitalização da Ribeira.  “A Secretaria Especial é a união de várias secretarias como infraestrutura, cultura, turismo e tantas outras para que elas dialoguem em conjunto. Um projeto como esse não pode ser concebido nem executado de forma isolada. Nós precisamos entender que a Ribeira e o centro da cidade são o coração de Natal. É a nossa história viva”, falou a vereadora Nina Souza, presidente da Comissão. 

“Existem projetos da Prefeitura Municipal do Natal que estão tramitando nos ministérios em Brasília, mais precisamente no Ministério das Cidades, com o intuito de buscar a revitalização e, acima de tudo, preservação também do patrimônio histórico cultural da Ribeira. No âmbito local, os vereadores, através da alocação de emendas na lei orçamentária e também nas emendas impositivas, podem destinar recursos para as mais diversas secretarias do município, haja vista que a revitalização da Ribeira é uma pauta transversal. Ou seja, você pode colocar recursos na Secretaria de Turismo para criar um polo turístico ou um roteiro turístico no bairro da Ribeira, contando a história da cidade e a relação de Natal com a Segunda Guerra Mundial, por exemplo. Você pode alocar recursos na Secretaria de Defesa Social para a Guarda Municipal. Então, são diversas pautas transversais em diversas secretarias, desde a infraestrutura, a limpeza, a mobilidade, o transporte, que podem ser contempladas pelos próprios vereadores mediante emendas e em discussão com as secretarias”, destacou o vereador Kleber Fernandes.  

Foto: Francisco de Assis