30 de abril de 2024
Política

RN ausente dos cabeças do Congresso pelo DIAP

O DIAP divulgou ontem (10) a lista dos cabeças pelo Congresso Nacional.

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades.

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, estão a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a junho de 2019.

Apenas 5 estados não possuem representantes na elite do Congresso Nacional do ano de 2019. São eles: Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Norte e Roraima.

Congresso