27 de abril de 2024
Sem categoria

Rosalba ressalta apoio de Dilma, Lula e Classe Política para Natal ser sede da Copa

O artigo abaixo foi escrito pela governadora Rosalba Ciarlini e foi publicado na Tribuna do Norte deste domingo (26):

Ao longo desta semana, quando tivemos a alegria de inaugurar a Arena das Dunas com a presença entre nós da Presidenta Dilma Rousseff, vivemos um momento não só de festa, nem apenas de alegria; vivemos, na verdade, um instante ímpar de verdade e de confiança.

Quando assumi o Governo do Estado, em janeiro de 2011, deparei-me com um grave impasse: Natal, a bela e generosa cidade que nos acolhe, havia sido escolhida como uma das sedes da Copa FIFA de 2014, graças à união de todos os potiguares, a começar pela nossa aguerrida e atuante Bancada Federal no Congresso Nacional, e o apoio incondicional do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas não tínhamos a arena para os jogos e o processo jurídico e empresarial para o empreendimento estava na estaca zero.

Consultei a sociedade, senti o anseio para que não perdêssemos essa oportunidade única na nossa história, fui pessoalmente à Assembleia Legislativa, obtive o aval dos representantes legítimos do povo do Rio Grande do Norte, e enfrentei, assim respaldada, o enorme desafio de construir a Arena das Dunas – a partir de hoje orgulho dos norte-rio-grandenses e já considerada a mais bonita arena multiuso dentre as construídas para a próxima Copa do Mundo.

Tive de desafiar incompreensões, é certo, mas o Rio Grande do Norte tem consciência de que o Governo do Estado não construiu esta arena para a Copa de 2014, mas sim para Natal, para engrandecer e embelezar ainda mais nossa esplêndida Capital, possibilitando aos natalenses e a todos os norte-rio-grandenses exercitar as nossas mais caras virtudes aos olhos dos brasileiros e estrangeiros que nos visitam: a hospitalidade, a estima para com todos, o carinho da acolhida, agora reforçada com um equipamento moderno, que coloca Natal no patamar das maiores e melhores cidades brasileiras para promover e receber grandes eventos.
Neste primeiro instante, quando o Governo do Estado entrega a Natal e ao Rio Grande do Norte este grande empreendimento, voltado para o futuro, resgate de um compromisso e fruto da vontade de nosso povo, cabe-me registrar que esta obra foi construída graças ao financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, com aval do Governo Federal, e apoio pessoal da Presidenta Dilma Rousseff.

A obra foi concluída exatamente conforme o previsto, inclusive, é preciso enfatizar, com os custos financeiros 3% abaixo dos orçados desde o início. A Arena das Dunas foi a última a começar a ser erguida e foi a primeira, entre as seis que não participaram da Copa das Confederações, a ficar pronta.

Esta belíssima arena foi feita pelo Rio Grande do Norte, e entre os que se empenharam direta e pessoalmente para o êxito que hoje testemunhamos, registro o trabalho incansável de nosso Secretário Extraordinário para a Copa do Mundo, Dr. Demétrio Torres, sendo de justiça igualmente destacar o trabalho da empresa construtora, e que administrará a Arena das Dunas nos próximos anos, a OAS, e seu diretor no Rio Grande do Norte, Dr. Charles Maia.

Destaco o trabalho dos engenheiros e demais profissionais da área, que emprestaram seu talento ao êxito deste empreendimento. Todos os técnicos que aqui trabalharam são credores da gratidão do Rio Grande do Norte, gratidão que se estende especialmente aos operários que com suas mãos ergueram este monumento: esta arena é antes de tudo deles, pois nela há marcas de seus esforços, suor, trabalho e sonho. Por isso fiz questão de que fossem gravados os nomes de todos os trabalhadores numa placa que ficará exposta na parte externa do estádio, revelando a torcedores e visitantes quem ergueu a obra. Essa placa vai ser orgulho para filhos, netos e bisnetos desses heróis.

A Arena das Dunas é, também, resultado da força de propósito do nosso povo de romper as amarras do atraso, e buscar futuro diferente e novo. Não posso deixar de recordar, em tal sentido, que por força deste sonho, que se espalhou em tantos corações de norte-rio-grandenses ao longo dos últimos 29 meses, demos exemplo único ao Brasil, pois aqui trabalharam centenas de apenados em busca de ressocialização.

Havia descrédito, mas o Governo do Rio Grande do Norte soube domá-lo, e hoje todos podem ser testemunhas deste grande salto que o Rio Grande do Norte está dando. A Copa do Mundo colocará a hospitalidade de Natal e as belezas do Rio Grande do Norte na vitrine do mundo.
Com a força de vontade de nosso povo, este recomeçar fará o diferencial da indústria turística, com o novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante, também fruto de pessoal determinação da Presidenta Dilma Rousseff, e as obras de mobilidade urbana em curso como o Pró-Transporte, somadas às que estão sendo tocadas pela Prefeitura de Natal.

O terminal de passageiros do porto de Natal já é realidade, e realidade urgente devem ser as linhas de transmissão para o aproveitamento da energia eólica, ligando todos os parques que já temos instalado.

Neste momento de festa, não há cobranças gratuitas, mas a manifestação, por parte do Governo do Estado, de um compromisso assumido e cumprido: o desafio de erguer a Arena das Dunas.