30 de abril de 2024
Estado

Servidores da Saúde do Estado recusam proposta do Governador e decidem manter a greve

Com o auditório cheio na manhã desta sexta-feira (10), os servidores da saúde estadual decidiram dar continuidade na greve, que se estende há um mês. A categoria não aceita a resposta do governo e afirma ser insuficiente. Os servidores cobram 27% de reajuste e 61% para os municipalizados, que permaneceram sem qualquer tipo de reajuste no governo Rosalba.

“Agora é hora de fortalecer mais ainda nossa greve, cada um aqui tem a tarefa de chamar mais um colega de trabalho. Precisamos dizer ao governo Robinson que essa proposta não contempla a categoria. Enquanto não formos atendidos, continuaremos na luta”, disse Lúcia da Silva, do Sindsaúde.

Na quinta-feira (08), o Sindsaúde participou de uma audiência com a presença da chefe de gabinete da Casa Civil, Tatiana Cunha, do adjunto da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Haroldo Vale, da coordenadora dos Recursos Humanos da Sesap, Ângela Lobo e do governador Robinson Faria. Desde o início da greve ocorreram três audiências e nenhuma delas, o governador participou. Desta vez, depois de muita cobrança e reivindicação por parte do sindicato e da categoria, o governador marcou presença. Porém, sem muita surpresa, o governo mais uma vez não aceitou o reajuste, afirmando que não tem condições. Robinson alega que está impedido legalmente de fazer qualquer aumento nas despesas do Governo, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para Simone Dutra, coordenadora-geral do Sindsaúde, a categoria tem se mostrado que não está satisfeita com a resposta do governo. “A greve é um reflexo da recusa do documento que o governo nos enviou. Nossos salários estão muito defasados e isso piorou com a crise econômica e a inflação. Não é justo ganharmos o pior salário da saúde. Vamos insistir em uma resposta sobre o reajuste e ampliar a greve para isso”, afirma Simone Dutra, do Sindsaúde.

Ainda na assembleia, os servidores aprovaram um calendário de mobilizações para toda a semana. Neste sábado (11), às 09h, a categoria fará uma panfletagem na feira de Parnamirim, para conversar com a população e explicar os motivos de continuar na greve.

Foto: Assessoria 

z