4 de maio de 2024
Eleições

44% X 36%: Lula venceu debate em “menções positivas”, segundo Quaest Pesquisa

Enquanto o Debate da Band/Uol/Folha/Cultura/CNN acontecia na noite de domingo,16, o instituto de pesquisa Quaest media cada palavra, menção e reação as falas dos candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) e Lula da Silva (PT) nas redes sociais. 

É uma ferramenta que dá um retrato instantâneo do que foi entendido pelo telespectador. 

Segundo o diretor do instituto Felipe Nunes, na CNN, Lula obteve uma média de 44.5% de menções positivas ao longo do debate, Bolsonaro obteve 36.5%

PRIMEIRO BLOCO MELHOR PARA LULA 

No primeiro e segundo blocos, Lula foi melhor (43% e 46% de menções positivas).

Ele conseguiu fazer Bolsonaro falar de temas desconfortáveis ao presidente como  vacina e pandemia.

SEGUNDO BLOCO

No segundo bloco,  um assunto que não estava na tela da TV dominou a internet; o  vídeo de Bolsonaro e a exploração sexual de menores sobre o “pintou o clima” com as venezuelanas adolescentes de Brasília. 

Nesse bloco,também apareceu forte a discussão sobre quem fez a Transposição do São Francisco. Foi aí que o Rio Grande do Norte foi citado de forma elogiosa ao trabalho do ex-ministro Rogério Marinho (PL).

TERCEIRO BLOCO

No terceiro bloco, com o tema da corrupção, o presidente Jair Bolsonaro se saiu bem melhor e chegou a ter 51% menções positivas a sua participação. 

ÚLTIMO BLOBO

No último bloco os assuntos mais procurados e mencionados nas redes sociais foram desmatamento, orçamento secreto e discussões em torno de Ortega, Nicaragua e Fechamento de Igrejas.

Foi um debate intenso, com  quase 550 milhões de interações sobre o debate entre 17h e 23h.

Não se pode falar em nocaute, mas em vitória por pontos e, segundo o Quaest, para o ex-presidente Lula. 

Ainda não dá para aferir se o resultado terá alguma influência nas intenções de voto, principalmente em movimentação dos eleitores indecisos. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *