2 de maio de 2024
Coronavírus

A Idade da Vacina

EF172EF9-F8AE-4457-ADED-9B800C947783

Fonte: David Leonhardt, para o The New York Tines, 12 de outubro de 2021

Uma criança não vacinada corre menos risco de contrair doenças graves de Covid do que uma pessoa de 70 anos, vacinada.

Emily Oster, economista da Brown University que escreve freqüentemente sobre paternidade, publicou um artigo no The Atlantic em março que irritou muita gente.

O título era: “Seu filho não vacinado é como uma avó vacinada”.

O artigo argumentava que a Covid-19 tende a ser tão branda em crianças que os pais vacinados podem se sentir à vontade para sair pelo mundo com seus filhos não vacinados.

Os críticos consideraram o artigo insensível e enganoso, dizendo que ele subestimava os riscos de que as crianças ficassem doentes e transmitissem o vírus.

Oster respondeu em seu site com uma nota apoiando seu argumento principal, mas se desculpando especialmente pela falta de nuance do título.  Seus críticos pareciam um tanto justificados.

Sete meses depois, com muito mais dados da Covid disponíveis, o debate sobre o artigo parece bem diferente.

Oster é aquela que foi amplamente justificada.  No mínimo, os dados subsequentes indicam que ela não foi longe o suficiente ao descrever a diferença de idade de Covid.  Hoje, uma versão precisa de seu título poderia ser:

“Seu filho não vacinado é muito mais seguro do que uma avó vacinada”.

Eu reconheço que pode parecer difícil de acreditar, então vamos dar uma olhada em alguns dados.

Os riscos para crianças não vacinadas parecem semelhantes aos riscos para pessoas vacinadas na faixa dos 50 anos.

Estatísticas nacionais da Inglaterra mostram uma diferença de idade ainda maior.  Crianças com menos de 12 anos parecem correr menos risco do que pessoas vacinadas em seus 40 anos, se não 30.

Covid é uma ameaça para as crianças.  Mas não é uma ameaça extraordinária ”, escreveu o Dr. Alasdair Munro, especialista em doenças infecciosas pediátricas da Universidade de Southampton.

“É muito comum.  Em geral, os riscos de infecção são semelhantes aos de outros vírus respiratórios nos quais você provavelmente não pensa muito. ”


TL Comenta:

A necessidade de vacinar crianças para Covid é uma discussão que caiu do abismo da terra plana, e agora  ocupa tempo e estudos dos mais entusiastas cientistas que sempre defenderam  as vacinas.

A cada dia, evidências indicam que o destino do ‘passaporte imunológico’  é ser mais um documento burocrático, cheio de carimbos,  atestando sucessivas doses de reforço.

One thought on “A Idade da Vacina

  • Maria das Graças Venâncio

    Somos uma geração que conheceu as vacinas. Não faz sentido sermos contra e prejudicar as crianças que são vulneráveis.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *