6 de maio de 2024
Nota

Arquidiocese de São Paulo arquiva denúncia contra Padre Júlio Lancelotti

A Arquidiocese de São Paulo afirma que arquivou a investigação sobre o padre Júlio Lancellotti, alvo de denúncias de conteúdo sexual por parte da presidência da Câmara Municipal.

A apuração se baseava em um vídeo enviado nesta segunda (22) à Arquidiocese pelo presidente da Casa, vereador Milton Leite (União Brasil). O vídeo, sem autenticidade comprovada, retrata um homem se masturbando.

Em nota divulgada na tarde desta terça (23), a liderança da Igreja Católica em São Paulo afirma que manteve a decisão tomada em 2020, quando o mesmo vídeo foi analisado.

Na ocasião, a denúncia foi feita pelo então candidato à prefeitura Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, mas a Arquidiocese não encontrou indícios de crime. Em caso de novos desdobramentos, o órgão eclesiástico afirma que irá rever o posicionamento.

Na nota desta terça, o órgão diz “não ter convicção suficiente sobre a materialidade da denúncia” e cita parecer de 2020 sobre o mesmo caso, do Ministério Público, que também arquivou a denúncia.

A decisão foi informada ao Vaticano, segundo a Arquidiocese.

“Distante de interesses ideológicos e políticos, com serenidade e objetividade, a Cúria Metropolitana de São Paulo permanece atenta a ulteriores elementos de verdade sobre os fatos denunciados”, diz a nota.

Fonte: Folha de São Paulo 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *