28 de abril de 2024
Nota

Bolsonaristas comemoram ganho de seguidores no Twitter; Rogério Marinho soma mais de 5 mil…

Perfis de políticos bolsonaristas no Twitter registraram crescimento acima da média nesta terça-feira, 26, um dia após o anúncio da compra da plataforma pelo bilionário Elon Musk.

Em 24h, o presidente Jair Bolsonaro (PL) conquistou 65 mil novos seguidores. Desde o dia 13 de abril, a média diária era de 4.200, de acordo com a ferramenta de monitoramento Social Blade.

Os filhos do mandatário também registraram aumento em suas contas.

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) ganhou cerca de 17 mil seguidores, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) acumulou pouco mais 15 mil no mesmo período. Ambos tinham médias diárias de cerca mil novos seguidores.

ROGÉRIO MARINHO GANHA MAIS DE 5 MIL SEGUIDORES 

O ex-ministro potiguar também comemorou a nova onda da rede social e registrou seu lucro pós-Musk :

O que será que aconteceu nas últimas 24h? Desde ontem, tive um crescimento de mais de 5,6 mil seguidores no Twitter. Será coincidência?

Parece que a anunciada mudança de donos já está corrigindo algumas censuras impostas em perfis ligados ao governo.

O especialista em monitoramento e análise de redes Pedro Barciela afirma que a movimentação é “estranha”. Segundo ele, o volume de interações em perfis como o de Carla Zambelli, Carlos Bolsonaro e Flávio Bolsonaro caiu nos últimos dias.

Sendo assim, não há justificativa aparente para o “boom” de novos seguidores. “A conta não fecha, para dizer o mínimo”, afirma ele à Folha.

Procurado pela reportagem, o Twitter não quis comentar sobre o episódio nem se há indícios de movimentação coordenada ou inautêntica nos perfis bolsonaristas.

Bouzy afirma que houve também um salto de seguidores em perfis de políticos republicanos nos EUA com a repercussão da venda da rede. A conta do governador da Flórida Ron DeSantis, por exemplo, ganhou 145 mil seguidores em um dia, segundo a ferramenta Social Blade. Já o apresentador de televisão Tucker Carlson, influente entre os conservadores, alcançou 129 mil novos seguidores.

Por outro lado, houve debandada de seguidores em perfis à esquerda, principalmente do Partido Democrata, como o do ex-presidente Barack Obama e da ex-senadora Hillary Clinton, que perderam, respectivamente, 5 mil e 17 mil seguidores.

A jornalista Malu Gaspar, do Globo, se pronunciou sobre o fenômeno agora há pouco e criticou quem credita o ganho a Musk:

O pessoal q sugere que o Elon Musk automaticamente fez brotar milhares de seguidores em suas contas no Twitter sabe, mas aposta na confusão. Então não custa repetir: o homem não é dono de nada ainda. Portanto, a multiplicação não tem nada a ver com “liberdade de expressão” .
Com informações da Folha *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *