3 de maio de 2024
Coronavírus

Cães podem detectar a COVID melhor que um teste

6ACCF6A7-9130-483E-9BEE-AE147F7397A6

Fonte: The Guardian, 24/05/2022

Em recente estudo francês, os caninos detectaram 97% de 109 pessoas cujo teste de PCR resultou positivo posteriormente, e 91% daqueles cujos foram negativo.

Em comparação, os testes de laboratório podem identificar 72% das pessoas sintomáticas com o vírus e 58% que não apresentam sintomas.

Embora os cães não substituam o teste de PCR, os pesquisadores disseram que os cães podem ser treinados e usados para triagem de vírus em massa em locais lotados, como aeroportos, estações de trem e shows.

Austrália, Alemanha e Grã-Bretanha fizeram experiências com cães para detectar COVID-19, enquanto a Finlândia e os Emirados Árabes Unidos testaram cães farejadores nos aeroportos de Helsinque e Dubai.

TL comenta:

Em novembro do ano passado, surgiam as primeiras notícias da utilização de cães na identificação de pessoas infectadas pela Covid

A observação dos cientistas finlandeses é que a COVID-19 provocava uma alteração no suor dos infectados.

Essa mudança que não é percebida por humanos, pode ser sentida por cães treinados.

Ao invés de farejar os passageiros propriamente ditos, eles averiguar lenços entregues aos viajantes, que passam na pele e depositam em uma caixa de coleta.

Os cães levam cerca de 10 segundos para avaliar se uma pessoa está ou não portando o vírus, antes mesmo do aparecimento dos primeiros sintomas.

Suomen Kennelliitto on Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *