27 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Cientista de Instituto que menos errou no 1º turno diz que chances de vitória de Lula são de 70%

O cientista político Andrei Roman, CEO do AtlasIntel, instituto que menos errou nos resultados da pesquisa presidencial deste ano, afirma que o ex-presidente Lula segue o favorito da disputa, com uma probabilidade de 70% de chance de vencer, na comparação com 30% de chances de Bolsonaro.

O instituto ganhou reputação a partir de 2020, por ter sido reconhecido entre especialistas americanos como o que mais acertou resultados nas eleições presidenciais daquele país.

Agora, entretanto, previu na pesquisa de sábado 50,3% para Lula e 41,1% para Bolsonaro no primeiro turno, dentro de uma margem de erro de 1%. O resultado foi 48,43% para Lula e 43,2% para Bolsonaro.

Nesta entrevista,  Andrei diz onde enxerga o erro e explica por que prevê que, caso quem se absteve no primeiro turno saia para votar no segundo, o movimento tende a favorecer Lula.

Se a forte abstenção que houve no primeiro turno, de 33 milhões de pessoas, for menor no segundo turno, quem é favorecido por isso?

Preponderantemente ajuda mais o Lula do que o Bolsonaro, porque o eleitorado do Bolsonaro é mais mobilizado do que o do Lula. Se esse eleitor sair de casa no segundo turno, tende a votar mais no Lula do que no Bolsonaro.

Fonte: Guilherme Amado para Metrópoles 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *