4 de maio de 2024
Imprensa Nacional

Com omissão do Ministério da Saúde, Governadores procuram caminho para vacinação

917d2773-6a51-4644-bb81-0bf41073d652

Do Estadão 

A reunião de governadores com o secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, teve clima de déjà vu, com a agravante de já estarmos em 2021: sentimento de diálogo estacionado com a situação perto do limite.

“Se a gente chegar na próxima semana e não houver definição, com perspectiva da vacina da AstraZeneca autorizada, garanto que os Estados encontrarão um caminho”, disse Wellington Dias ( PT-PI).

Ele teme que se repita a corrida pela compra de respiradores no início da pandemia:

“Seria o pior dos mundos”.

Por isso, Dias articula reunião na próxima segunda-feira, 11, dos governadores com representantes do Congresso, STF, Anvisa, Fiocruz, Butantã, empresários e cientistas.

A ideia é conseguir arrancar do governo, finalmente, um cronograma realista para a vacinação, porém, as expectativas são baixas.

Helder Barbalho (MDB-PA) embarca na quinta-feira para Rio e São Paulo. Vai conversar com a Fiocruz e o Butantã.

  No encontro, o governador Ronaldo Caiado (DEM-GO) voltou a cobrar da equipe da Saúde a compra da Coronavac, como havia sido prometido no ano passado, mas, até agora, nada avançou.

DO TL 

A Governadora Fátima Bezerra também engrossou o coro, pedindo que o Governo Federal assuma “a dianteira na coordenação do Plano Nacional de Vacinação”. E voltou a dizer que o RN está com toda logística pronta para dar início ao processo em todo estado.

“A população não pode mais esperar”… , declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *