6 de maio de 2024
Imprensa Nacional

Tasso Jereissati alerta: “Se Lula fracassar na economia, Bolsonaro ressuscita em 2026”

É o entrevistado do jornal Valor desta segunda-feira, 12, e traz uma análise em torcida do quadro pré-posse do presidente eleito Lula.

Ex-governador do Ceará e senador por duas vezes, Tasso Jereissati (PSDB-CE) se prepara para abandonar a vida pública, preocupado com o “ciclo vicioso” no qual a política pode desembocar.

Apesar de sempre ter feito oposição ao PT, Tasso diz que torce pelo sucesso do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Caso o petista fracasse, Tasso vê chances de Jair Bolsonaro retornar ao poder em 2026.

Para Tasso, os primeiros sinais emitidos pela equipe de transição são ruins.

O tucano se elegeu senador pela primeira vez em 2002, quando Lula também chegou à Presidência. Naquela época, afirma ele, o petista tinha uma equipe econômica mais fiscalista do que a que começa a ser formada agora.

Valor: Qual avaliação o senhor faz das eleições de 2022 para os partidos de centro?

Tasso: Os partidos acabaram.

Se você olhar para trás, os partidos que vou chamar de democráticos sumiram, e os que têm dono cresceram e são maiores. Os partidos da redemocratização, MDB, DEM, [antigo PFL], o próprio PSDB, o PCdoB, todos desapareceram.

Quais são os grandes? Com exceção do PT, você tem o PL, do Valdemar Costa Neto, União Brasil, do Luciano Bivar, o PSD, do Gilberto Kassab. Veja, eu admiro o Kassab, é meu amigo, mas um retrato de que os partidos hoje não representam uma ideia, um programa, é que o Kassab é um dos homens mais influentes do governo bolsonarista em São Paulo e, ao mesmo tempo, um dos mais influentes do governo do Lula. Você olha e pensa o que é o PL, o União Brasil? Se forem para o poder, qual vai ser o programa que vão levar? Não existe. Neste sentido, houve um retrocesso e é preciso reconstruir isso.

Valor: O senhor apoiou Lula no segundo turno. O que espera dele?

Tasso: Votei e apoiei Lula porque sou de uma geração que viveu a ditadura. Valorizamos a democracia e vi que isso estava em xeque. Ninguém que tenha empatia mínima pela coisa pública coloca um ministro da Educação como aquele Weintraub. Nem coloca um Pazuello na Saúde, em plena pandemia. Nem renega vacina, despreza a pandemia. Lula é um democrata. Veja, todo presidente erra. Mas, espero, não os mesmos erros.

Estou preocupado que ele sempre se refere aos governo dele, não os do PT, que incluiria Dilma. E a Dilma cometeu erros que, parece, tem gente com vontade de repetir. Se não fizer pelo menos os mesmos erros, está bom.

Meu medo é que, se o governo Lula chegar ao fim dos quatro anos com inflação alta, crescimento pífio e todas as consequências dessa situação, isso ressuscite Bolsonaro para 2026. Por isso, torço para que Lula dê certo.

2 thoughts on “Tasso Jereissati alerta: “Se Lula fracassar na economia, Bolsonaro ressuscita em 2026”

  • PedroArtur

    Tasso sabe tudo, pode ter certeza que eh isso que vai acontecer o PT esta com muito odio e isso eh ruim para o Brasil.

    Resposta
  • Francisco Ferreira Júnior

    Meu caro e desconhecido leitor Bolsonarista Pedro Arthur. Pior do que o jogo do Brasil X Croácia é a sua praga de Sapo Cururu que jamais irá acontecer. O Brasil na gestão do Lula foi reconhecido mundialmente na área econômica e financeira. É tanto que o país deixou nos cofres uma reserva de 380 bilhões de dólares e saiu da capacidade de país sem interesse, para um país atrativo em investimentos. Para de falar asneiras e vai chorar a sua derrota eterna seu desinformado.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *